2017-09-07

'Tenho receio de perder o ambiente familiar na minha empresa' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/09/2017, com um ouvinte dono de uma empresa que não quer perder o ambiente familiar que a sua empresa tem, mesmo com ela crescendo.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Tenho receio de perder o ambiente familiar na minha empresa'

ambiente de trabalho familiar

Um ouvinte escreve: "Sou empresário e tive a sorte não apenas de ter escapado da crise, como de ter visto minha empresa crescer durante esses últimos tempos. Minha preocupação é que comecei faz oito anos com apenas três empregados. Hoje tenho perto de sessenta e vejo boas possibilidades de expandir ainda mais o meu negócio. Mas tenho receio de que a minha empresa possa começar a perder aquele ambiente quase familiar que sempre teve, em que todos se conheciam e se apoiavam. Como posso evitar que isso aconteça?"

Acertando nas novas contratações. Um fato quase inevitável é que um empresário que vê sua empresa atingir um novo patamar, se sinta tentado a trazer profissionais mais qualificados, muitas vezes oriundos de empresas de grande porte.

O que posso lhe sugerir é evitar que haja um conflito entre os novos contratados e os atuais. E você pode fazer isso cuidando pessoalmente da primeira entrevista.

Você sabe melhor que ninguém que tipo de profissional irá se encaixar bem no ambiente. E seria um erro contratar pessoas pela bagagem acadêmica ou por elas terem ocupado cargos em empresas maiores, principalmente naquelas que são mais impessoais no tratamento dos funcionários. Se a sua empresa cresceu sem estrelas, é sem elas que continuará crescendo.

Portanto o principal fator de contratação será a facilidade para se adequar à cultura existente. Há bons profissionais no mercado que se enquadram nesse quesito. E cabe a você, descobri-los.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: