2017-04-05

'Só tenho dor de cabeça quando estou no trabalho' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/04/2017, com um ouvinte que só tem dor de cabeça quando está no trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Só tenho dor de cabeça quando estou no trabalho'

dor de cabeça no trabalho

Um ouvinte escreve: "Tenho dores de cabeça no trabalho. Dores literais, não metafóricas. Minha cabeça começa a doer meia hora depois que começo a trabalhar e continua doendo até o fim do expediente. Fora da empresa, não sinto dor alguma. Consultei o médico da empresa e fiz exames neurológicos, mas o resultado foi que não tenho nada. Mas como minha cabeça continua doendo, é claro que tenho alguma coisa. Sei que você não é médico, nem psicólogo, mas gostaria de ouvi-lo mesmo assim."

Muito bem. De fato, não tenho conhecimento específico, mas consultei profissionais que têm de sobra. Há dois fatores que podem estar causando as suas dores.

O primeiro é físico e pode estar ligado ao ambiente de trabalho. Por exemplo, há algum cheiro que afeta a você, mas não a seus colegas.

O segundo fator é psicossomático, um termo que significa que o seu corpo reage a um sinal emitido por sua mente. Um medo, por exemplo, de cometer um erro, de ser criticado, de ser pressionado, de perder o emprego.

Ou o sinal pode ser devido a um trauma que ficou como herança de alguma situação de trabalho no passado, que não foi bem resolvida e deixou sequelas suficientes para que o seu cérebro, que é um órgão cheio de vontade própria, continue mandando mensagens para você se precaver.

A minha sugestão mais simples seria você tentar uma mudança para outro ambiente físico na própria empresa, para ver se as dores passam.

Caso elas persistam, seria conveniente você consultar um psiquiatra, que entre outras coisas, lhe explicará com muito mais autoridade do que eu, o que quer dizer psicossomático.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: