2016-10-12

'Fui promovido sem ser comunicado e estou preocupado' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/10/2016, com um ouvinte que foi promovido, mas está com medo da nova função de liderança.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Fui promovido sem ser comunicado e estou preocupado'

trabalhador preocupado

Escreve um ouvinte: "Sou funcionário de uma empresa há 8 anos. Sempre executei o meu trabalho dentro dos parâmetros exigidos, mas nunca considerei a hipótese de, um dia, vir a ser promovido. Para minha surpresa, fui. Meu superior me chamou e me comunicou que eu passaria a ser o encarregado do meu setor, sem me perguntar se eu queria a promoção. Devo assumir o novo cargo dentro de um mês e estou preocupado, para não dizer assustado. Não julgo reunir condições para chefiar pessoas, porque não sei dar ordens. Mas sei que o meu superior não aceitará essa explicação. O que faço agora?"

Bom, você pode recusar a promoção, ponderando a seu superior que você não tem suficiente liderança para se dar bem na função. Ou você pode dizer isso e solicitar que a empresa lhe pague um curso para que você adquira as habilidades que lhe faltam. A segunda opção é melhor, mas permita-me dizer-lhe duas coisas.

A primeira é que o seu superior viu em você condições para chefiar. E é pouco provável que ele tenha feito uma avaliação tão errada a seu respeito. E a segunda coisa é que nem todo mundo que gosta de dar ordens será um bom chefe. Muitas vezes, saber pedir com jeito funciona melhor do que mandar.

A única maneira de você descobrir se não está sendo severo demais consigo mesmo é aceitar a promoção. Eu me arriscaria a dizer que você estará mais perto de ter uma surpresa agradável do que de sofrer uma decepção.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: