2016-07-22

'Minha contratação foi cancelada porque um parente trabalha na empresa' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/07/2016, com um ouvinte que não foi contratado só porque um parente já trabalhava na empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Minha contratação foi cancelada porque um parente trabalha na empresa'

trabalhador frustrado

Um ouvinte escreve: "Depois de passar por testes e entrevistas, fui selecionado por uma empresa para uma vaga a que eu estava concorrendo. A papelada para a minha contratação já estava pronta quando, no último momento, me foi comunicado que a minha contratação havia sido cancelada porque um parente meu trabalha na empresa e ela tem, por norma, não contratar parentes."

Vamos lá. Existem dois motivos para a existência desse tipo de norma. O primeiro vem do receio de que uma eventual medida punitiva aplicada a um parente acabe provocando a desmotivação do outro. E o segundo motivo é o de evitar que a empresa possa ser acusada de estar beneficiando um candidato em um processo seletivo devido a seu grau de parentesco.

Em minha opinião, nenhuma das duas razões faz sentido, até pelo contrário. Se uma empresa contrata alguém por indicação de um amigo que esteja empregado nela, o que é bastante normal, por que esse mesmo argumento impediria a contratação de um parente que preenchesse todas as condições técnicas e acadêmicas que o cargo exige?

De qualquer forma, não existem leis que proíbam a contratação de parentes na iniciativa privada. E nem leis que permitam punir quem não contrata por esse motivo. Cada empresa é livre para determinar o seu próprio procedimento.

No seu caso, lamento que isso não tenha sido visto logo no início do processo, para que você não perdesse o tempo que perdeu.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: