2016-05-24

'Me arrisco já e abro meu próprio negócio ou continuo no emprego?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/05/2016, com um ouvinte que quer saber se o momento de crise é uma boa hora para abrir seu próprio negócio ou se deve esperar e continuar empregado.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/==========================================================================

'Me arrisco já e abro meu próprio negócio ou continuo no emprego?'

negócio próprio ideia

Escreve um ouvinte: "Cogito abrir a minha própria empresa. Tenho bastante conhecimento sobre a área em que venho atuando há quase 15 anos e acredito que possa prestar serviços como autônomo a empresas de médio porte. Minha dúvida é quanto ao momento atual. Devo me arriscar já ou permanecer em meu emprego e esperar até que a situação geral melhore?"

Se você dispõe de recursos para se sustentar durante, digamos, seis meses, o mais conveniente seria você começar já. Mas tomando uma precaução: a de ter, pelo menos, um par de clientes já engatilhados.

Você pode fazer esses contatos enquanto ainda está empregado e acredito que já venha fazendo, caso contrário, não estaria tão seguro quanto a possibilidade de ser bem sucedido como autônomo.

Quanto a situação de momento, o que a história nos ensina é que o mercado se deprime fortemente quando há uma crise, mas se enche de otimismo quando a brisa da bonança volta a soprar. Aí levam vantagem as empresas que não se desfizeram dos seus melhores técnicos e que mantiveram seus investimentos num nível aceitável.

Ou seja, a queda é rápida e a retomada também. E você aproveitará melhor essa virada se já estiver com a sua empresa própria ativa no momento em que o mercado voltar a investir com vigor.

No mais, abrir o negócio próprio sempre é arriscado. Mas ser empregado também é. E só você pode avaliar qual seria o risco maior no seu caso.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: