2016-01-21

'Devo fazer um curso de finanças para assumir a empresa do meu pai?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/01/2016, com uma ouvinte que está prestes a assumir a empresa do pai.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo fazer um curso de finanças para assumir a empresa do meu pai?'

empresa familiar

Uma ouvinte escreve: "Trabalho na empresa do meu pai desde que eu tinha 17 anos. Hoje tenho 26 e minha função sempre foi técnica e bem especializada. Não tenho e nunca me interessei em ter nenhuma noção de finanças, contabilidade e administração. Meu pai já vem há algum tempo insistindo para que eu assuma o comando da empresa, porque a saúde dele não é das melhores. Mas temo que a minha falta de conhecimento acabe prejudicando os negócios, visto que meu pai sempre cuidou sozinho da parte financeira. O que eu posso fazer? Uma faculdade, uma pós-graduação, algum curso especial?"

Sim, você poderia fazer um curso rápido de finanças, que lhe dê um mínimo de noção sobre os procedimentos básicos. Mas o seu verdadeiro aprendizado se dará no dia a dia e não creio que você terá tempo para primeiro estudar e depois começar a colocar em prática aquilo que aprendeu. Não que seja algo extremamente complicado, mas também não é algo que você possa conduzir na base da tentativa e erro.

O que você pode fazer é contratar alguém da sua total confiança para tocar a parte administrativa e financeira enquanto você vai estudando e aprendendo, com a rotina diária, a tomar as decisões necessárias.

Ao mesmo tempo, você deve ir transferindo algumas de suas funções técnicas para outra pessoa, já que boa parte do seu tempo será dedicada a resolver problemas que surgem diariamente em empresas conduzidas pelo dono. Mas vai dar certo, até porque seu pai ainda estará por perto para lhe aconselhar.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: