2015-12-03

'Trabalho em uma empresa pequena e tenho medo de me candidatar às maiores' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/12/2015, com uma ouvinte que tem receio em se candidatar a uma vaga em uma empresa de grande porte, mas que tem muitas qualidades para isso.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Trabalho em uma empresa pequena e tenho medo de me candidatar às maiores'

medo na entrevista de emprego

Escreve uma ouvinte: "Trabalho faz cinco anos em uma empresa de pequeno porte, que não tem sistemas gerenciais de controle e não adota técnicas modernas de gestão. As minhas tarefas são bem claras: se aparece um problema, alguém me chama e eu tento resolver. Um dia posso estar falando com alguém da prefeitura da cidade e no outro posso estar reclamando com um fornecedor que o motor que ele vendeu está com defeito, e por aí vai.

Sou formada em administração, mas nunca cheguei nem perto de utilizar qualquer conceito que aprendi na faculdade. Gostaria de trabalhar em uma empresa maior, mas tenho até medo de mandar currículos porque acho que qualquer outro candidato se sairá melhor do que eu em um processo seletivo. O que posso fazer?"


Vamos lá. Se eu estivesse conduzindo um processo seletivo em uma grande empresa e aparecesse uma candidata como você, eu a contrataria no ato. E o motivo é simples. Em um par de dias, é possível ensinar a alguém que tenha iniciativa e desprendimento, a usar um software sofisticado. Já o contrário é muito mais difícil, além de demorar muito mais tempo.

Você está preocupada com o que pensa que não sabe, mas tem qualidades muito valiosas a oferecer: dinamismo, visão abrangente e capacidade para dar soluções de pronto a problemas corriqueiros. São esses pontos fortes que você deve acentuar. Porque os seus pontos fracos não são tão fracos quanto você esteja pensando.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: