2015-09-30

Existe ciclo de vida útil em um emprego? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/09/2015, sobre o ciclo de vida útil de um profissional em um emprego.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Existe ciclo de vida útil em um emprego?

ciclo de vida útil de um emprego

Um ouvinte escreve: "Tenho 40 anos e há mais de dez anos tenho uma função gerencial em uma empresa de grande porte. Há tempos, ouvi um colega comentar que todo profissional tem um ciclo em empresas, algo como um prazo de validade. Não dei muita atenção na época, mas estou começando a me convencer de que isso pode ser verdade. Mesmo com um bom salário e um bom ambiente, sinto que a minha motivação vem diminuindo e já não tenho mais o mesmo ânimo para vir trabalhar e ser produtivo. A ideia de mudar de emprego cada vez me apetece mais. E pergunto se esse ciclo de vida útil de fato existe, e se trocar de emprego seria benéfico para a minha carreira?"

Sim, o ciclo existe, mas tem um tempo indeterminado. Em muitos casos, a aposentadoria chega antes que o ciclo termine. Para outras pessoas, esse ciclo mal chega a dois anos e a vontade de mudar já começa a fazer cócegas.

Existem duas coisas ruins para uma carreira: mudar quando não é preciso e não mudar quando é preciso. No seu caso, eu lhe sugiro fazer contatos e participar de entrevistas, mas sem aproveitar a primeira proposta que aparecer.

Como não está desesperado para mudar, você pode fazer aos entrevistadores perguntas que a maioria dos candidatos não faz. Tente entender muito bem o que a outra empresa pode lhe oferecer e que você ainda não tenha em oportunidades, ambiente e remuneração.

Pode ser que nessa busca, você se convença de que o seu ciclo, aí na empresa atual, ainda está longe de terminar. E volte a se motivar.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: