2015-04-22

'Se consigo treinar um gestor, por que não posso assumir o posto?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/04/2015, com uma ouvinte que está treinando o seu próximo chefe e quer saber por que não poderia ela mesma assumir a posição.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Se consigo treinar um gestor, por que não posso assumir o posto?'

treinando gestores

Uma ouvinte escreve: "Trabalho nesta empresa já faz oito anos. Esta semana foi contratado para meu setor um novo gestor, que será o meu chefe direto. E a direção me encarregou de fazer o treinamento operacional dele, ou seja, explicar as rotinas, apresentar clientes, enfim, dar a ele um retrato do que fazemos e de como fazemos. Não tenho nada contra executar essa tarefa extra, mas fico me perguntando: se sou boa o suficiente no que faço para treinar um gestor, por que a empresa não me considerou para essa vaga, em vez de contratar alguém de fora? Será que pegaria mal eu levantar a questão numa conversa com o próprio gestor, pelo menos para ele saber que tenho ambições de vir a ser promovida?"

Bom, certamente você é muito conceituada do ponto de vista operacional. E a tarefa que lhe foi solicitada é um elogio ao seu trabalho e ao seu conhecimento. Se você ainda não foi considerada para uma promoção, é porque lhe falta algo que um gestor precisa ter e você ainda não tem ou não demonstrou ter. Por exemplo, liderança, formação, habilidade política ou visão de longo prazo.

Não pegaria bem você insinuar ao novo chefe que poderia ocupar o lugar dele. Mas você está tendo uma oportunidade de mostrar a ele as qualidades que possui. Depois que ele já estiver instalado e tiver adquirido confiança em você, peça a ele sugestões para o seu desenvolvimento. Após o que você fez por ele, muito dificilmente ele se negará a lhe dar uma retribuição.

Só lhe sugiro não apressar as coisas. Se você esperou oito anos, pode muito bem esperar mais dois meses.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: