2015-01-06

'Não encontro emprego na nova área que cursei' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 06/01/2015, com um ouvinte que depois dos 30 anos de idade se formou num curso superior de outra área e agora tem dificuldade para encontrar emprego nessa nova área.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não encontro emprego na nova área que cursei'

procurando emprego

Um ouvinte escreve: "Fiz uma coisa que você já sugeriu não fazer. Mas agora que fiz, gostaria de saber como prosseguir. É o seguinte: sempre trabalhei em uma área, mas ao completar 30 anos de idade, decidi fazer um curso superior em outra área, na qual sempre ambicionei trabalhar e que não existe em minha empresa atual. Agora, aos 36 anos e já formado, não encontro oportunidades nessa nova área. Já perdi a conta dos currículos que mandei e dos sites em que me inscrevi, sem receber uma única resposta.

Sei que você comentou que mudanças assim devem começar a ser planejadas desde o primeiro ano do curso, fazendo contatos e coisa e tal, mas esperei até me formar e agora me sinto meio frustrado por ter investido tempo e dinheiro em um curso que talvez nunca me dê retorno. Há algo que eu ainda possa fazer ou devo ficar só me lamentando?"


Vamos lá. O seu currículo tem sido rejeitado porque empresas contratam o candidato mais adequado para uma vaga. Você está pleiteando uma vaga que bate com a sua recente formação, mas na qual não possui qualquer experiência anterior, enquanto os outros candidatos à mesma vaga oferecem as duas coisas.

A sua melhor possibilidade seria a de mudar de emprego na mesma função que você tem, mas ingressando em uma empresa que tenha a área na qual você se formou. E aí, futuramente, você poderia pleitear uma transferência interna. Talvez isso leve um par de anos, mas ainda seria mais eficaz do que você só continuar enviando currículos.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: