2014-09-24

'Meu chefe pede para eu mentir quando ele faz trabalhos não relacionados com a empresa' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/09/2014, com uma ouvinte cujo chefe lhe pede para mentir que ele está em um reunião com clientes, quando na verdade ele está trabalhando por fora.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meu chefe pede para eu mentir quando ele faz trabalhos não relacionados com a empresa'

chefe fugindo

Uma ouvinte escreve: "Trabalho em um pequeno escritório que fica fora da empresa. Somos só duas funcionárias e o nosso chefe. Acontece que o chefe, por não ter uma supervisão direta, faz outros trabalhos por fora, que nada têm a ver com as atividades da empresa. Por orientação dele, eu devo responder a quem o procura que ele está em reunião com um cliente, quando eu sei que ele não está. Eu temo que os superiores do meu chefe acabem descobrindo o que está acontecendo e que eu termine sendo acusada de cumplicidade. O que faço? Continuo mentindo? Denuncio o meu chefe? Peço a conta?"

Vamos lá. Dedurar o seu chefe seria uma opção arriscada, a não ser que você possa comprovar as acusações. E o seu chefe deve estar se resguardando de alguma maneira para desmentir as escapadas que ele dá.

Mas você não precisa mentir. Apenas responda a quem procurar por seu chefe que ele lhe comunicou que estaria em um cliente. Se você quiser ser ainda mais específica quando lhe perguntarem qual cliente, informe que o seu chefe não lhe dá detalhes sobre o paradeiro dele.

Eu entendo a sua situação e o seu desconforto. Mas a responsabilidade pela supervisão da ocupação do tempo do seu chefe é dos superiores dele, e não sua.

E finalmente, eu concordo que você deva procurar outro emprego. No momento em que as espertezas do seu chefe forem descobertas, e elas serão, é bem provável que a empresa decida fechar o escritório em que você trabalha. E nesse caso, ou você seria transferida para a matriz, ou perderia o emprego. Portanto, espere sempre o melhor, mas nunca deixe de se preparar para o pior.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: