2014-08-27

'Qual a melhor forma de perguntar ao meu gerente se existe alguma coisa em vista para mim?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/08/2014, com um ouvinte que quer saber a melhor forma de indagar seu gerente sobre o futuro dele na empresa.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Qual a melhor forma de perguntar ao meu gerente se existe alguma coisa em vista para mim?'

perguntando ao gerente

Um ouvinte escreve: "Sou supervisor em uma fábrica. Estou nesta função já faz quatro anos e nunca recebi do meu gerente, qualquer sinal de que a empresa tem planos para o meu futuro. Como a empresa não possui um sistema formal de avaliação de desempenho, fico em dúvida sobre a melhor maneira de abordar o meu gerente e perguntar a ele se há alguma coisa em vista para mim, ou se o melhor que posso esperar é apenas continuar aonde estou."

Vamos lá. Em empresas como a sua, em que não há avaliação e nem plano de carreira, de fato é comum que os chefes evitem conversar com os subordinados sobre o futuro deles. Isso porque esse tipo de conversa gera uma expectativa que pode acabar em frustração.

Mas existe sim, uma maneira prática de você descobrir as intenções de seu gerente em relação a seu futuro, sem que ele precise se comprometer. Encontre um curso de especialização que tenha a ver com o trabalho que você executa. De preferência, um curso de curta duração e não muito caro. Através da internet, você acha vários deles.

Aí, proponha a seu gerente que a empresa lhe pague o curso, com o argumento de que isso ajudará você a ser um profissional ainda mais eficiente e mais atualizado. Se o seu gerente negar, alegando que se pagar para um, terá que pagar para todos, ou se ele disser que irá pensar e não lhe der uma resposta em quinze dias, você terá a resposta que procura: você vai continuar fazendo o que faz, por um longo tempo.

Não que isso seja ruim. Mas, se você tiver ambições maiores, elas não acontecerão nessa empresa.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: