2014-05-30

'Gostaria de ser analista, mas suspeito que entrevistadores duvidam que isso vai dar certo' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/05/2014, com um ouvinte que tem um cargo de gerente, mas que executa o trabalho de um analista, e tem dificuldade para conseguir outro emprego como analista.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Gostaria de ser analista, mas suspeito que entrevistadores duvidam que isso vai dar certo'

gerente analista

Um ouvinte escreve: "Trabalho em uma empresa de pequeno porte, na qual tenho um cargo de gerente. Ele me foi dado mais por consideração do dono, porque no fundo quem toma todas as decisões é ele, e eu só tenho um subordinado. Acontece que mantenho contato com colegas que se formaram comigo e eles ganham mais do que eu, mesmo ocupando funções como assistente ou analista, mas em empresas bem maiores do que a minha. Eu não teria nenhum problema em abdicar do meu título gerencial para ganhar mais em uma empresa de maior porte, mas tenho a impressão de que os entrevistadores desconfiam que eu não vá dar certo. Por isso, até agora, tentei muitas vagas e não consegui nenhuma. O que você sugere que eu faça?"

Bom, a sua percepção está correta. Os entrevistadores, de fato, desconfiam em princípio que alguém disposto a passar de gerente para analista, irá começar a agir, no dia a dia, mais como gerente do que como analista, o que criaria choques e desentendimentos com o superior imediato, que muitas vezes sequer possui o título de gerente.

O que eu lhe sugiro é trocar em seu currículo, e principalmente nas conversas em entrevistas, o título de "gerente" para "gestor". E aí você pode explicar ao entrevistador que o seu trabalho é de analista ou de assistente, como de fato é, em relação ao dono de sua empresa.

Mesmo que em sua carteira profissional conste o título de gerente, isso somente seria percebido depois que você fosse selecionado para uma vaga, porque não é necessário que você apresente antecipadamente a carteira.

E você está muito certo em mudar. Um título só faz bem para o ego se também fizer bem para o bolso.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: