2013-10-31

'Sou sempre eliminada dos processos seletivos pela minha idade alta e pouca experiência' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 31/10/2013, com uma ouvinte de 28 anos que nunca trabalhou e está com dificuldade para achar o primeiro emprego como ela deseja, numa situação que parece cada vez mais comum pelas mensagens recebidas pelo Max.

Áudio original disponível no site da CBN. E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Sou sempre eliminada dos processos seletivos pela minha idade alta e pouca experiência'

mulher process de seleção de emprego indo mal

Uma ouvinte escreve: "Tenho 28 anos e nunca trabalhei. Demorei a me decidir por uma profissão e acabei trocando três vezes de curso. Como meus pais me bancavam, isso não era um problema. Agora estou concluindo Administração e coloquei como plano de carreira, ingressar na área financeira. Mas pela idade e pela falta de experiência, sou sempre eliminada dos processos de seleção.

Tenho cadastro em todos os sites, pagos e gratuitos, mas só recebo propostas para áreas que não são do meu interesse, como operadora de telemarketing, vendedora de shopping e recepcionista. Ou para funções pouco qualificadas em empresas pequenas. O que devo fazer? Desistir do meu plano de carreira ou existe alguma estratégia para driblar a idade e a falta de experiência, e ser chamada para uma entrevista?"


Sim, existe. Chama-se indicação direta, alguém que a faça furar a fila dos processos seletivos.

Se essa opção falhar, a minha sugestão é que você aceite um dos empregos que você mencionou. Operadoras de telemarketing e vendedoras de shopping ficam menos de um ano nessas funções. A rotatividade é imensa. Mas são boas funções para adquirir experiência inicial. E no caso da vendedora, de conhecer clientes que talvez possam fazer uma indicação direta para um emprego.

O mais importante, no seu caso, é partir de onde for possível. Uma recomendação que lhe dou é não cogitar um concurso público. Se você gastar mais dois anos se preparando e não passar, e a chance de não passar é muito maior do que a de passar, você chegará aos 30 anos sem ter trabalhado. E aí não haverá mais santo que ajude.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: