2013-04-05

Entrevistas de emprego: 'Por que você quer sair da sua empresa atual?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 05/04/2013, com o que responder numa entrevista de emprego quando o entrevistador pergunta por que você quer sair da sua empresa atual.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Por que você quer sair da sua empresa atual?'

entrevista de emprego por que você quer sair da empresa atual

Uma ouvinte escreve: "Tenho 32 anos. Numa entrevista de que participei, apareceu a seguinte pergunta: 'Por que você quer sair da sua empresa atual?' E eu acho que me embananei. Respondi que estava em busca de maiores desafios, mas o entrevistador fez uma cara assim meio irônica, com aquele sorriso de superioridade e cólica mal curada. Aí eu pensei: ele deve ter ouvido essa frase mais de mil vezes só este ano. E tentei consertar explicando que minha empresa me fez algumas promessas que não foram cumpridas. Bastou eu dizer isso para o entrevistador mudar a cara, passando de insolente para complacente, como se estivesse diante de uma menina mimada e não de uma profissional com doze anos de carreira. Conclusão: não fui contratada. O que ele esperava ouvir?"

Ele esperava ouvir que você não quer sair de sua empresa atual à toa. A sua empresa é ótima. Se você continuar nela, você continuará feliz e produtiva, como sempre foi. Mas você sabe que há empresas que são ainda melhores do que a sua, muito melhores. Como, por exemplo, a empresa do entrevistador com cólica. Para reforçar o seu ponto, você poderia ter feito algumas comparações entre as duas empresas, como o faturamento e o número de empregados, por exemplo. Essas informações você encontra no próprio site da empresa.

Portanto, a resposta que ele queria ouvir é que você só consideraria sair por uma grande oportunidade e você está diante de uma. Essa resposta provavelmente fará com que o entrevistador passe para a pergunta seguinte, que é: O que você espera de nossa empresa caso venha a trabalhar conosco? E isso é um ótimo sinal. Quando um entrevistador usa a palavra "conosco", é porque a cólica já passou.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Ana P. disse...

as pessoas não desistem de falar mal da empresa em que ainda trabalham nas entrevistas, né.