2013-02-11

'Colega tem o mesmo cargo e salário que o meu, mas com uma escolaridade inferior' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/02/2013, com um ouvinte tem um colega com o mesmo cargo e salário que ele, mas com uma escolaridade menor.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Colega tem o mesmo cargo e salário que o meu, mas com uma escolaridade inferior'

salário escolaridade

Escreve um ouvinte: "Há três meses fui admitido por uma empresa de porte médio em uma vaga de assistente administrativo. Acabei de me formar em Administração e este é o meu primeiro emprego, por isso nem discuti o salário, que não é lá essas coisas, mas é razoável para quem está começando. Na semana passada foi contratado um novo funcionário, com cargo e salário iguais aos meus. Acontece que esse novo colega nem sequer completou o curso técnico. A diferença de base teórica entre nós dois é muito grande e não sei bem o que devo fazer. Falo com meu chefe? Se falar, o que eu posso alegar? Que mereço ganhar mais porque tenho mais escolaridade?"

Bom, vou lhe dar a explicação mais provável para a sua situação. A função para a qual vocês dois foram contratados não exige o conhecimento que você possui, exige aquele que o seu colega tem. Logo, o estudo dele está adequado para a tarefa e o seu está super-dimensionado. Como você aceitou o salário oferecido, a empresa o contratou.

E casos como o seu estão ficando cada vez mais frequentes, porque, a cada ano, aumenta o número de jovens com diploma de nível superior que aceitam ganhar o que ganhariam se não tivessem o diploma. E as empresas estão se aproveitando desse excesso de oferta, já que o número de candidatos é sempre superior ao número de vagas.

A diferença entre você e seu colega é que ele dificilmente sairá da empresa e você dificilmente ficará nela. Encare essa experiência como um aprendizado e mostre que você vale muito mais do que ganha. Nem é preciso que você fale com o seu chefe, porque ele próprio ficará de olho em você. Por isso, nos próximos seis meses, o seu desafio será o de provar que você é tão bom na prática como é em teoria.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: