2012-12-07

Preste mais atenção aos colegas para saber suas qualidades e defeitos - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/12/2012, com um ouvinte com baixa autoestima e que acha que será o primeiro a ser dispensado.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Preste mais atenção aos colegas para saber suas qualidades e defeitos

autoestima

Um ouvinte escreve: "Eu acho que meu trabalho nunca está a altura do que seria esperado, que não estou preparado para qualquer nova tarefa que meu superior me passa. Quando sai algum boato sobre lista de dispensa, eu sempre acredito que serei o primeiro a ser dispensado. Acontece que nunca recebi uma crítica sequer do meu superior. Qual é o meu problema?"

Não é um, são dois. Baixa autoestima e pouca confiança em você mesmo. Você provavelmente imagina que só será reconhecido se tudo o que você fizer sair perfeito, sem se dar conta de que no mercado de trabalho, a perfeição só existe no campo teórico.

Eu posso sugerir que você comece prestando mais atenção a seus colegas de trabalho. Como você escreveu que tem o receio de ser o primeiro numa eventual lista de dispensa, certamente você considera que seus colegas são melhores que você. São mesmo? Por que? São mais rápidos? Cometem menos erros? Estudaram mais? Sabem se comunicar melhor do que você? Ao observá-los, você descobrirá que cada colega tem alguma qualidade que você talvez não tenha, mas cada um deles também tem algum defeito profissional que você não tem.

Olhando a sua situação pelo lado bom, profissionais como você têm mais futuro na carreira, porque vivem se cobrando o tempo todo, e por isso, tendem a melhorar o desempenho. A diferença está na maneira de enxergar essa situação. Os que acham que podem melhorar cada vez mais, progridem. Os que acham que nunca vão ser bons, empacam. É só isso o que você precisa colocar na cabeça. Se você fosse realmente ruim, muita gente já lhe teria dito isso. Se ninguém disse, é porque você não é.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: