2012-12-12

'Não consigo encontrar um emprego na área em que me formei' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/12/2012, com mais um ouvinte que não consegue encontrar um emprego na área em que se formou.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Não consigo encontrar um emprego na área em que me formei'

desemprego

"Não consigo encontrar um emprego na área em que me formei", um ouvinte escreve. "Estou há meses cadastrado em diversos sites de emprego e todos eles afirmam que existem milhares de vagas disponíveis. Estou enganando a mim mesmo ao acreditar que alguma empresa irá entrar em contato comigo?"

Bom, vamos por partes. Primeiro, sites de empregos não são serviços de utilidade pública. São empreendimentos comerciais e, como tal, fazem publicidade para conseguir clientes. Você pode utilizar um desses sites como uma opção para expôr o seu currículo, mas não como a única opção.

Há outras que funcionam melhor, como enviar o seu currículo diretamente a algumas poucas empresas. No site de empregos, o seu cadastro é pasteurizado. Não há espaço para você dizer porquê deveria ser contratado. Ao enviar o seu currículo para uma dúzia de empresas selecionadas, você pode anexá-lo a uma carta pessoal explicando porque você é um candidato especial e porque deseja trabalhar especificamente naquela empresa.

Agora, como você não mencionou em que área se formou, acredito que tenha sido em uma área em que a oferta de candidatos é maior do que a procura. Quando isso ocorre, as poucas vagas que aparecem sempre são preenchidas por indicação pessoal, e não através de pesquisas em sites de emprego.

O que você precisa fazer é diversificar a sua busca. Eu lhe sugiro não ficar esperando em frente ao computador. Participe de cursos e seminários de curta duração, onde você possa conhecer pessoas interessantes e interessadas. E não tenha vergonha de pedir indicações. Porque só consegue quem pede.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: