2012-11-21

'Estou fazendo uma pós-graduação, mas gostaria de me inscrever em outros cursos adicionais' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/11/2012, com uma ouvinte que não sabe se a situação está ruim ou se as pessoas ao seu redor é que estão acomodadas.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Estou fazendo uma pós-graduação, mas gostaria de me inscrever em outros cursos adicionais'

estudante e livros

Escreve um ouvinte: "Tenho 23 anos, estou empregado e almejo um crescimento gradativo de carreira. Completei a minha faculdade, estou cursando inglês e fazendo uma pós-graduação. E gostaria de saber que cursos adicionais poderiam tornar o meu currículo mais atraente."

Bom, para começar, você está indo muito bem. Tem estudo, já trabalha e mostra ser muito ambicioso. Porém, há um momento em que o importante não é mais o que você vai estudar, é o que você vai aprender.

Nos primeiros anos, que todos nós passamos em escolas, temos que seguir uma grade de matérias pré-determinadas e não demoramos a desconfiar de que, sabermos ou não, quando foi assinado o Tratado de Tordesilhas, não fará qualquer diferença em nosso futuro. Só começamos a decidir na hora de escolher um curso, técnico ou superior. Mas nunca reclamamos, porque entendemos que todos esses diplomas tornarão os nossos currículos atraentes, como o ouvinte corretamente mencionou.

Porém, a partir do momento em que começamos a trabalhar, há um outro fator que começa a pesar, e muito. É a nossa capacidade de compreender reações humanas, de aprender a negociar e a argumentar, de evitar ou resolver conflitos, de divulgar os nossos méritos e de construir alianças.

Eu diria a nosso ouvinte que esse deveria passar a ser o foco dele. A parte teórica ele já acumulou. Mas ela só irá proporcionar o crescimento gradativo da carreira se vier bem acompanhada pela parte do relacionamento, com ou sem cursos específicos. Porque as melhores lições consistem em simplesmente ter sensibilidade para decifrar as pessoas que convivem conosco no trabalho. Esse é um curso permanente e indispensável. E melhor ainda: é gratuito.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: