2012-04-16

Experiência prática conta mais do que anos de estudo no mercado de trabalho - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/04/2012, sobre como no mercado de trabalho a experiência prática conta mais do que anos de estudo.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Experiência prática conta mais do que anos de estudo no mercado de trabalho

estudante cansada

"Termino este ano a minha faculdade", escreve um ouvinte. "Estou com 22 anos e por enquanto somente me dediquei com afinco a meus estudos. Tenho como próximas metas fazer um intercâmbio no exterior para adquirir fluência no idioma inglês. E em seguida, pretendo cursar um MBA no país onde vou estar. Você concorda que esse currículo me daria um diferencial importante no mercado de trabalho?"

Eu sinto desapontá-lo, mas não posso dizer que sim. É mais provável que você tenha uma pequena decepção ao retornar do exterior, com 25 anos de idade e nenhuma experiência profissional.

Num processo de seleção numa boa empresa privada, você provavelmente perderia a vaga para alguém com a sua idade, com inglês não tão fluente, mas com cinco anos ou mais de experiência prática.

Eu lhe adianto que quando isso acontecer, você começará a pensar em prestar um concurso público, se é que ainda não considerou essa possibilidade. Há uma vantagem nessa opção. A falta da experiência não pesaria e o seu conhecimento teórico poderia lhe dar uma vantagem sobre os demais concorrentes. Porém, tenha em mente que o concurso público se tornou o objeto de desejo de muita gente, o que significa que você terá que ir extremamente bem nos testes para figurar na lista dos aprovados.

Sei que você ponderará que caso não faça o intercâmbio agora, dificilmente poderá fazê-lo após estar empregado numa empresa privada, ou ter passado num concurso público. É verdade. Tanto que a imensa maioria dos jovens brasileiros não faz intercâmbio. Ou eles começam a trabalhar cedo, ou se dedicam desde cedo a estudar para concursos.

A sugestão mais sensata que eu poderia lhe dar é essa: se você tem em mente uma carreira em uma empresa privada, procure já um emprego.

Max Gehringer, para CBN.


Nenhum comentário: