2012-01-11

'Colegas se aproveitam porque eu não sei dizer não' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 11/01/2012, com uma ouvinte que não consegue dizer 'não'.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Colegas se aproveitam porque eu não sei dizer não'

dizer não

"Meu problema", escreve uma ouvinte, "é que não sei dizer 'não'. Meus colegas já descobriram isso e ficam transferindo para mim coisas que eles poderiam fazer. A situação chegou a tal ponto que um colega queria fazer uma reclamação, mas não tinha coragem. E me pediu para falar com o chefe em nome de todo o grupo. Fui, tomei uma bronca danada do chefe, mas mesmo assim não aprendi a negar favores. Acho que é a minha natureza, sei lá. Você pode me ajudar?"

Não. Brincadeira, claro que sim.

'Não' é uma palavra fácil de pronunciar, mas de fato, existem pessoas que travam na hora de dizê-la. Uma característica de quem não se sente a vontade para negar um pedido é tentar acomodar a situação, dizendo "faço em casa", "faço amanhã" e coisas assim, como se o favor se transformasse em uma obrigação e não em uma solicitação.

A melhor maneira da nossa ouvinte começar a dizer 'não' é ir praticando aos poucos. Ela pode ter uma frase já pronta, para responder a um colega. Como por exemplo: "Vou dar uma olhada em tudo o que eu tenho para fazer hoje e te respondo daqui a dez minutos, pode ser?" E dali a dez minutos, ela diz ao colega que já está com excesso de trabalho e infelizmente não poderá atendê-lo dessa vez.

Outro ponto importante para quem diz 'não' é a firmeza, não só da voz, mas também da expressão corporal. Dizer um 'não' olhando para o teto ou apertando as mãos, irá fazer com que o solicitante insista e acabe sendo atendido.

Nossa ouvinte também precisa aprender a avaliar o que lhe é solicitado antes de começar a responder 'não' para tudo. Se um colega pede auxílio pela primeira vez e a nossa ouvinte pode atender, não há porque negar. Caso contrário, nossa ouvinte poderá transformar a imagem de fraqueza em outra, ainda pior: a da falta de cooperação.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: