2011-09-15

'Por que não recebo propostas concretas de emprego?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 15/09/2011, com um ouvinte que passou muito tempo em uma empresa e agora está buscando novos desafios.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Por que não recebo propostas concretas de emprego?'

desafio labirinto

"Tenho 41 anos e estou completando 19 anos na mesma empresa", escreve um ouvinte. "O que eu tinha para contribuir aqui, eu já contribui e não há mais nada que a empresa possa me oferecer em termos de carreira. Então, decidi enviar currículos para ver o que aconteceria. Por um lado fiquei satisfeito, porque fui chamado para cinco entrevistas em menos de dois meses. E por outro lado, fiquei frustrado porque não recebi uma única proposta concreta. Os selecionadores gastaram boa parte do tempo da entrevista me perguntando duas coisas: por que eu não sai antes e por que eu quero sair agora? Eu tenho mencionado que estou em busca de novos desafios, o que é a pura verdade. Será que o problema é a minha idade ou o fato de eu ter ficado muito tempo na mesma empresa?"

Bom, a idade certamente não é, porque você deve tê-la colocado no currículo. Se as empresas tivessem restrições quanto a isso, você nem teria sido chamado para as entrevistas. E também não são os 19 anos. Na verdade, esse deve ser o fator que mais está atraindo a atenção para o seu currículo. É raro encontrar alguém estável como você e essa fidelidade agrada à maioria das empresas.

Eu diria que, muito provavelmente, o problema não está no que você diz na entrevista, mas na maneira como você está dizendo. Os entrevistadores devem ter duas suspeitas. A primeira é a de que você possa se acomodar. E a segunda é o receio de que você se arrependa rapidamente da mudança e decida retornar à sua empresa atual.

Você precisa afirmar, com postura de veterano e olho brilhando de adolescente, que se sente como se tivesse 20 anos de idade, com fôlego e entusiasmo de iniciante. É só isso o que o entrevistador deseja ver e ouvir para poder acreditar. "Estou em busca de novos desafios" parece mais uma frase decorada do que uma sincera declaração de propósitos pessoais.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: