2011-09-26

O que fazer quando um colega rouba sua ideia? - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 26/09/2011, mais uma vez sobre o roubo de ideias por colegas de trabalho não muito éticos e o que fazer quando isso acontece.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

O que fazer quando um colega rouba sua ideia?

roubando ideias

Um ouvinte teve uma boa ideia e ela foi roubada por um colega de trabalho. O danado apresentou a ideia numa reunião como se fosse dele, sem nem mesmo mencionar o nosso ouvinte. Isso soa familiar? Deve soar, porque o mercado de trabalho é como a sociedade civil: o que não falta é aproveitador e larápio.

Então, o nosso ouvinte, sentindo-se lesado em sua boa fé, já que ele havia explicado a ideia em detalhes ao colega gatuno, pergunta que atitude deve tomar. Ir falar com o chefe e dar queixa do crime? Pegar o colega pelo colarinho? Divulgar no facebook que o colega é um exemplo bem acabado de falta de dignidade?

Eu diria que qualquer dessas medidas pode satisfazer uma sensação de vingança imediata, mas sempre há desdobramentos. Se o nosso ouvinte não tiver provas bastante concretas de que a ideia foi mesmo dele, ele corre o risco de ter que se defender por ter feito uma acusação sem fundamento. Daí, em vez de ter um problema, ele teria dois.

Eu sei que é difícil aconselhar alguém a manter a calma num momento de raiva. Difícil é fazer de conta que nada aconteceu quando a vítima somos nós. Eu passei por uma situação como a que o ouvinte descreveu. Fiquei com raiva. E pensei em fazer tudo o que o nosso ouvinte também pensou, e em mais algumas coisas que ele não pensou. Mas depois de uma semana me remoendo, eu analisei a situação por outro prisma. O ladrão de ideias é como um ladrão comum. Um dia, será apanhado. Com a diferença que em empresas, não há tanta impunidade.

Eu sugiro ao nosso ouvinte que ele fique na dele. E não esconda as suas ideias no futuro, algo que ele talvez tenha cogitado em fazer. Porque quem é criativo não precisa se preocupar com o longo prazo. De onde uma boa ideia veio, muitas outras virão.

Max Gehringer, para CBN.

2 comentários:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Amei!!! Nada a fazer senão respirar fundo nessas horas mesmo.

Nunca tive uma ideia roubada, mas passada de perna já aconteceu. Tive muita vontade de contar para o chefe, mas, fiquei na minha.

Beijos, beijos,

Bela - A Divorciada e A Noiva

CintiaYamane disse...

eu dava logo uma bofetada na cara do ladrão