2011-08-12

'Trabalho em uma empresa sem ética, mas não sei se devo sair' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 12/08/2011, sobre o dilema de um ouvinte que trabalha em uma empresa não muito ética.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Trabalho em uma empresa sem ética, mas não sei se devo sair'

ética profissional
"Ouvi o seu comentário de anteontem sobre ética", escreve um ouvinte. "Muito infelizmente, trabalho em uma empresa que não prima pela ética. Concordo inteiramente com o que você disse no comentário. Eu sou uma pessoa ética trabalhando numa empresa não-ética e deveria sair daqui. A questão é que meu salário é bom, os benefícios são bons, eu tenho família para sustentar e filhos cursando faculdade. Não posso ficar sem emprego nem por um dia.

Já tentei sair, enviando currículos para outras empresas, mas não tive nenhum retorno. Talvez a minha idade e a minha pouca escolaridade sejam o motivo. Já pensei em fazer uma denúncia anônima a algum órgão de fiscalização, mas tenho dúvidas sobre as consequências. Não que eu desconfie da seriedade desses órgãos, mas temo que uma multa pesada possa até quebrar a empresa, cuja margem de lucro é muito pequena.

Minha conclusão é que estou amarrado. Não posso simplesmente pedir demissão e ficar desempregado e nem tenho condições de mudar a maneira como esta empresa opera. Sofro todos os dias, mas tento me consolar pensando que o dissabor pelo qual estou passando, está me ajudando a dar a meus filhos condições para que eles sejam pessoas de bem, éticas e decentes. Gostaria de saber a sua opinião sobre a minha situação."


Eu reconheço que retirar os filhos da escola e deixar a família em dificuldades financeiras em nome da ética seria um gesto heróico, mas não sei quantos chefes de família seriam realmente capazes de tomar uma decisão dessas.

Só posso lhe dizer que você não deve desistir de sair daí, mesmo que for para ganhar um pouco menos. Por um motivo: na educação, o exemplo vale muito mais que as palavras. Você é uma pessoa ética. Mas seus filhos não entenderão quando você explicar para eles que fez a coisa errada para que eles façam a coisa certa.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: