2011-08-19

'Tenho uma chefe instável' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/08/2011, sobre como proceder com uma chefe instável.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Tenho uma chefe instável'

poker face
"Tenho uma chefe instável", escreve um ouvinte. "Um dia, ela me delega todo o trabalho, elogia a minha iniciativa e diz que tenho muito futuro na empresa. No outro dia, ela perde tempo procurando picuinhas em meu trabalho até encontrar uma, para poder me criticar de modo azedo e injusto. O humor dela também é muito variável. Ela tanto pode chegar distribuindo cumprimentos e abraços, quanto pode chegar de cara amarrada e ficar a manhã inteira trancada na sala. Eu gosto muito da empresa e não quero pedir a conta, mas tenho receio de responder alguma coisa que não devo num momento de tensão e prejudicar a minha carreira. Como devo proceder?"

Bom, a melhor maneira de lidar com uma pessoa instável é sendo estável. Quando tanto o chefe quanto o subordinado são temperamentais, cedo ou tarde, a corda arrebenta e sempre do lado hierárquico mais fraco.

A solução é a famosa cara de pôquer. Se você ouve um elogio rasgado ou uma crítica áspera, a sua expressão deve ser exatamente a mesma: olho de peixe morto e boca de siri. Porque intimamente você sabe que as reações de sua chefe pouco têm a ver com a qualidade do seu trabalho. Têm mais a ver com qual pé ela levantou da cama naquela manhã.

Mantendo uma postura de estabilidade, você não se deixará levar pelos elogios, que na maioria dos casos não devem ser sinceros, e nem pelas críticas ásperas, que na maioria dos casos não devem ser merecidas.

É fácil ser estável? Não, não é. Seria mais fácil se nós, brasileiros, se não fôssemos um povo emocional. Mas nós somos; é a nossa natureza. Por isso, manter a mesma expressão e o mesmo tom de voz o dia inteiro, requer um autocontrole que só se consegue com muita concentração, muito treino e muita paciência.

Isso pode até não ser bom para o fígado, mas é para a carreira.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Nossa, amei esse comentário dele. para lidar com alguém instável, seja estável, é perfeito.

Já tive uma chefe igual. Tanto que vi o título do post e quis logo ler. Era super difícil. Mas passou, thanks God.

Beijos, bom finde procê,

Bela - A Divorciada e A Noiva