2011-07-25

'Tentei oferecer ajuda, mas fui mal interpretado' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 18/07/2011, com um ouvinte que começou com o pé esquerdo o novo trabalho.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Tentei oferecer ajuda, mas fui mal interpretado'

mal entendido
"Faz quatro meses", escreve um ouvinte, comecei a trabalhar em uma empresa de grande porte. Tanto a vaga quanto o salário que me foram oferecidos eram inferiores aos de meu último emprego. Mas decidi aceitar a oferta por acreditar que essa empresa me daria mais oportunidades de carreira. Não demorou muito para eu perceber que a minha experiência poderia ser muito útil, porque eu já havia executado algumas tarefas que meus colegas atuais acham complicadas.

Por isso, ofereci ajuda a quem quisesse e me coloquei a disposição de meu chefe caso ele necessitasse. Fiz isso sem arrogância, apenas pontuando que eu já havia passado pelo estágio em que meus colegas se encontravam e que meu auxílio poderia facilitar a vida de todos. O resultado foi catastrófico. Alguns colegas reagiram com ironia, outros com indiferença e uns poucos assumiram uma atitude hostil. Pergunto onde foi que eu errei."


Você errou na velocidade. Eu suponho que, ao ser contratado, você tenha ouvido a pergunta "Você tem certeza?", em relação a aceitar rebaixar o seu salário e a sua função. Você deve ter respondido corretamente, que valia a pena pela empresa e pela oportunidade.

Eu concordo que ao abordar seu chefe e seus colegas, você teve as melhores intenções. Mas a realidade é que você foi contratado para fazer um trabalho específico. Se ele estava abaixo de suas qualificações, a melhor estratégia seria executá-lo e esperar que seu conhecimento e sua experiência fossem notados, o que certamente aconteceria. Ao se antecipar, você criou o desconforto e gerou as reações de seus colegas.

O que fazer agora? Comece de novo. Faça de conta que amanhã é o seu primeiro dia na empresa e se concentre apenas em seu trabalho, sem deixar de ser atencioso e, se possível, bem humorado. Seus colegas e seu chefe notarão a diferença. E a oportunidade que você espera, virá em seu devido tempo.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: