2011-07-01

'Devo procurar um emprego fixo ou continuo como consultor ganhando mais?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 01/07/2011, sobre um ouvinte que perdeu o emprego e agora trabalha como consultor autônomo.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo procurar um emprego fixo ou continuo como consultor ganhando mais?'

consultoria
"Trabalhei durante oito anos no planejamento financeiro de uma empresa grande e famosa", escreve um ouvinte. "Há quatro meses, a direção decidiu transferir o meu setor para a matriz em São Paulo e eu me recusei a ir. Então, fui dispensado.

Enquanto procurava um novo emprego em minha cidade, concordei em ajudar um amigo que tem uma indústria de pequeno porte. O setor financeiro estava meio bagunçado e eu dei uma organizada nele, implantando planilhas de controle e alguns relatórios bem básicos. Meu amigo gostou, me indicou para outra empresa, que me indicou para outra e o resultado é que neste momento estou dando assistência a três empresas diferentes, e tive que abrir uma microempresa para emitir notas fiscais.

Duas coisas me intrigam. A primeira: é que nesses quatro meses desempregado, ganhei mais do que ganhava no meu antigo emprego. E a segunda é que eu não era gerente nem nada, era apenas um funcionário normal numa empresa bem organizada. Minha pergunta é: o que eu faço? Continuo procurando um emprego fixo ou me arrisco como consultor para ver no que vai dar?"


Eu sugiro que você por enquanto faça as duas coisas, porque uma não interfere na outra. A sua história de consultor extemporâneo pode até ajudá-lo a conseguir um novo emprego. Mas se isso não acontecer nos próximos três meses, minha sugestão é que você embarque na consultoria.

Empresas pequenas precisam de ajuda, mas não podem contratar muitos profissionais com salário fixo e nem pagar por consultorias de porte. O pequeno consultor resolve esse problema, principalmente quando o resultado vem em curto prazo e pode ser medido.

Em minha opinião, essa é a profissão do futuro. A dica vale também para profissionais aposentados ou perto da aposentadoria, que acumularam conhecimentos técnicos suficientes para criar as suas próprias consultorias de um só.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: