2011-06-14

'Gerente pediu para eu repensar sobre meu segundo trabalho' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 14/06/2011, sobre ter um segundo emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Gerente pediu para eu repensar sobre meu segundo trabalho'

dormindo no trabalho
"Trabalho como analista financeiro em uma multinacional", escreve um ouvinte. "E tenho uma segunda fonte de renda, dando assistência no período noturno a um escritório contábil. Nunca fiz segredo disso, mas só agora meu gerente ficou sabendo. Ele me chamou e me disse que o fato de eu ficar até a meia-noite no escritório faz com que a falta de horas de sono afete o meu rendimento. Ele não me falou para deixar o escritório contábil, apenas me disse para pensar no assunto e voltar a conversar com ele. O que você sugere que eu faça?"

Começando pelo ponto de vista legal, qualquer profissional pode ter um segundo emprego, desde que ele não se sobreponha às horas normais de trabalho do primeiro emprego. E que o empregado não utilize informações ou materiais do primeiro emprego. Também é recomendável que a segunda empresa não seja concorrente da primeira, mesmo que os serviços prestados sejam diferentes.

Vamos dizer que você está respeitando essas regras. Então, você pode dizer ao seu gerente que só tem dois empregos porque precisa muito desse rendimento extra. Se o seu gerente for compreensivo, talvez ele lhe proponha um reajuste.

Se ele radicalizar, e lhe disser que terá que deixar o segundo emprego, legalmente a razão estará ao seu lado se você recusar. Mas leve em conta que o seu gerente poderia dispensá-lo alegando um outro motivo qualquer, como redução de custos.

Em seu lugar, eu deixaria o segundo emprego, até a situação esfriar. E o retomaria daqui a alguns meses, desta vez, sem dizer nada a ninguém.

Imagino que o seu segundo emprego não seja registrado em carteira e você receba como profissional autônomo. Se for isso, só espero que você tenha certeza de que está mesmo descansando o suficiente. Dormir pouco reduz a concentração no dia seguinte, e o seu gerente pode estar com razão quanto à queda do seu rendimento.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: