2011-06-03

'Fiz um elogio a empresa em uma rede social e meu chefe pediu para retirar' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/06/2011, sobre comentários sobre a empresa em redes sociais do funcionário.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fiz um elogio a empresa em uma rede social e meu chefe pediu para retirar'

gato pare postar
"Postei em minha rede social na internet, um elogio a empresa em que trabalho", escreve um ouvinte. "Para minha surpresa, o meu gerente me pediu que eu retirasse o post e não fizesse mais isso. Tenho duas dúvidas. A primeira é se a empresa pode cercear a minha liberdade de expressão. E a segunda é entender o motivo que levaria uma empresa a censurar alguém que a elogiou."

Vamos começar pela segunda. Ao admitir que um empregado possa fazer um elogio que será tornado público, a empresa estaria admitindo que ele, ou outro empregado, poderia igualmente fazer uma crítica. E a maneira de a empresa evitar isso é solicitar que seus empregados não falem dela, nem a favor, nem contra.

Agora, a primeira dúvida. Funcionários sempre falaram bem ou mal das empresas em que trabalham. O que mudou nos últimos anos foi o alcance. O que antes ficava restrito a um grupinho, agora pode ser lido por milhões de pessoas.

O que assusta as empresas não é apenas uma eventual crítica. É também a possibilidade de uma informação confidencial vir a público, não por má fé do funcionário, mas por desconhecimento dessa confidencialidade.

Por isso, algumas empresas já estão incluindo no contrato de trabalho uma cláusula impedindo o funcionário de se manifestar na internet sobre a empresa e seus empregados. O mais importante, com contrato ou sem, é que os funcionários sejam avisados e orientados antecipadamente sobre a norma da empresa, para evitar o que aconteceu com nosso ouvinte.

Isso vale até que algum dia a Justiça do Trabalho se pronuncie, e determine se um funcionário estará ou não, legalmente amparado, caso ele decida compartilhar com a humanidade a sua sincera opinião sobre o chefe, os colegas ou a empresa.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: