2011-05-19

'O que é o perfil da empresa?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 19/05/2011, sobre o perfil que a empresa busca no candidato.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'O que é o perfil da empresa?'

perfil empresarial
"Perdi uma ótima oportunidade de emprego", escreve um ouvinte. "A explicação foi a de que eu não tinha o perfil que a empresa procurava. Só isso: o perfil. Fico me perguntando como posso mudar alguma coisa, se nem sei o que é preciso mudar. Você poderia, por favor, me explicar o que é o perfil?"

Sim. Quando uma vaga é aberta, o responsável pela área e o gerente de recursos humanos fazem uma lista detalhada das características desejáveis no futuro ocupante. Essa lista inclui o que pode ser facilmente comprovado, como a formação acadêmica e a experiência anterior. E também habilidades que o entrevistador precisa descobrir na entrevista, se o candidato possui, como por exemplo, criatividade, liderança, espírito de equipe. É por isso que muita gente coloca essas e outras características no currículo. Mas isso não fará diferença, porque entrevistadores não acreditam na autoavaliação do candidato.

Então, essa é a primeira parte do perfil. É a adaptação de um candidato a uma função. A segunda parte é a adaptação à cultura da empresa como um todo. Aí, o entrevistador avalia como o candidato se veste, se ele foi pontual, se fala gíria, se tem tatuagem. Não estou dizendo que isso seja negativo. Detalhes que uma empresa pode achar que não têm importância, podem ser muito importantes para outra.

A soma final de tudo isso resulta no perfil. Tentando entender o que ocorreu no seu caso, ou você não se enquadrou nas características desejáveis para a função ou então passou a impressão que não se enquadraria no estilo da empresa.

Seja lá o que for, não há o que mudar. Primeiro, porque você é o que é. E segundo, porque você não sabe que tipo de perfil a próxima empresa estará procurando. Pode ser exatamente o seu.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: