2011-05-24

'Meu chefe só sabe se comunicar por e-mail' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 24/05/2011, sobre as formas de comunicação do chefe de um ouvinte.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Meu chefe só sabe se comunicar por e-mail'

email comunicação
Um ouvinte fez uma constatação interessante. Ele escreve: "O meu chefe só se comunica por e-mail. Ele fica mandando longas mensagens para os subordinados, cheias de detalhes e instruções. Ele só não pede cafezinho por e-mail porque a copeira não tem e-mail. Se tivesse, ele daria instruções a ela sobre a temperatura da água e a quantidade de pó e de açúcar. Em minha opinião, seria mais produtivo se o meu chefe simplesmente chegasse e falasse, gastando bem menos tempo, dele, e nosso, que temos que responder cada um dos e-mails dele."

Bom, vou começar relatando uma experiência pessoal. Eu trabalhei com um gerente que tinha uma tremenda dificuldade para falar o que queria, mas era de uma clareza ímpar ao escrever. O que ele não conseguia expressar em quinze minutos de conversa, expressava em cinco linha de texto. E o que ele fez foi escolher a forma como se comunicava melhor.

Há outros motivos que levam chefes a escrever, e o principal deles é deixar tudo registrado, para que não fiquem dúvidas, nem na hora, nem mais tarde. Escrever evita duas famosas desculpas, aquela do "Puxa, não me recordo." E a do "Ah, eu tinha entendido outra coisa." Poderíamos acrescentar também outros atributos menos louváveis num chefe como insegurança pessoal e desconfiança em relação a equipe.

Mas eu concordo com o nosso ouvinte. Se o chefe não se comunica bem falando, ele precisa fazer um curso para se aprimorar. Como eu também concordaria se um ouvinte dissesse que tem um chefe que só fala e nunca escreve. Há situações em que uma conversa é o caminho mais indicado. E outras em que um registro escrito é indispensável.

Não é preciso que o chefe seja nem um orador, nem um escritor, mas apenas que ele saiba decidir qual opção será a mais eficiente para cada situação, o que de modo geral, é o mínimo que se espera de um bom chefe.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: