2011-05-30

'Estou infeliz na empresa mesmo sendo bem tratado pela diretoria' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/05/2011, sobre um ouvinte que sabe todas as respostas no trabalho, mas que não progride na carreira por causa disso e se sente infeliz.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

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'Estou infeliz na empresa mesmo sendo bem tratado pela diretoria'

trabalhador infeliz
"Alguém que é bem tratado e prestigiado pela direção da empresa, pode se sentir infeliz?", pergunta um ouvinte. E ele mesmo responde: "Eu me sinto". E explica porque: "Já estou nessa empresa há sete anos. Em meu departamento, quando alguém não sabe a resposta para um problema, eu sou consultado, mesmo não tendo cargo de chefia. Meu gerente não reclama que meus colegas venham me procurar a todo momento, pelo contrário, ele até incentiva isso e vive me elogiando por eu ser prestativo. Só que nesses sete anos eu já vi alguns colegas serem transferidos para outras áreas, com funções melhores, e eu continuo onde sempre estive. Às vezes me parece que o fato de eu ser um solucionador de problemas alheios tem funcionado mais contra mim do que em meu benefício."

Bom, o ouvinte não faz nenhuma pergunta, mas ela é óbvia. Por que alguém que tem todas as respostas, estaciona na função em vez de progredir?

A razão atende pelo nome de comodidade. Substituir um funcionário como nosso ouvinte é muito difícil. Por isso ele não é transferido. E promovê-lo também não é possível, porque ele teria que ser colocado num quadrinho entre o gerente e os colegas, algo que não faz sentido num organograma: quando um se subordina a um, um dos dois está sobrando.

Logo, para comodidade tanto do gerente quanto dos colegas, nosso ouvinte é mantido intocado. E não pode receber um aumento porque, no papel, a sua função é a mesma de seus colegas.

Tudo isso leva a uma constatação: quem sabe todas as respostas e nunca faz perguntas, corre o risco de ficar estacionado.

Nosso ouvinte precisa dizer ao gerente que se sente bem sendo o respondedor oficial do departamento, mas que não pretende ser apenas isso por mais sete anos. E aí perguntar qual será o seu futuro. O que o gerente vai dizer é difícil de antecipar, mas quem não pergunta, nunca saberá a resposta.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

3 x Trinta - Solteira, Casada, Divorciada disse...

Esse é lado do Max que eu considero mais interessante, o não se acomodar, fazer coisas diferentes. Admiro.

Beijos, boa semana procê,

Bela - A Divorciada