2011-03-21

'Fiz uma autoavaliação e concluí que estou sendo mal aproveitado' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/03/2011, sobre um ouvinte que tem pressa na carreira, mas está numa empresa que anda a passos mais lentos.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Fiz uma autoavaliação e concluí que estou sendo mal aproveitado'

autoavaliação
"Eu sei", escreve um jovem ouvinte, "que você já preveniu sobre o risco da autoavaliação. E concordo que muita gente se acha melhor do que realmente é. Por isso, tomei o cuidado de fazer uma avaliação bem cuidadosa da minha situação. E cheguei à conclusão de que estou sendo sub-aproveitado.

O problema é que o meu gerente é meio caladão. Na única vez em que tentei um contato para pedir mais tarefas, ele me respondeu rapidamente, e até rispidamente, que eu estava fazendo bem o meu trabalho e que isso era o suficiente. Como posso chegar nele e mostrar que tenho aptidões para ser melhor aproveitado? Não quero sair daqui porque a empresa é boa, mas também não quero ficar marcando passo."


Bom, em casos como o seu, a pergunta é a seguinte: em relação aos demais gerentes da empresa, o seu igual ou diferente? Se ele for diferente, isto é, se os demais oferecem oportunidades aos subordinados e o seu não oferece, você poderia pensar em mudar de gerente, conseguindo uma transferência para outro setor.

Porém, como você me informou o nome da sua empresa, que eu não vou dizer, posso lhe assegurar que o seu gerente se parece com os demais. A sua empresa não é apenas boa, como você diz, ela é enorme e muito bem sucedida já há bastante tempo. E ela tem como prática promover os mais antigos, desde que eles sejam consistentemente bons.

Isso significa que o seu trabalho está sendo acompanhado pelo seu gerente. Ele sabe que você é bom e que poderia fazer mais. E lhe disse isso, embora você não tenha gostado do tom. Mas o perfil da sua empresa é o de esperar.

Agora depende de você. Mas você já sabe que o seu gerente não é o problema. E que a sua empresa se tornou o que é por ser conservadora e cuidadosa. Ela é ideal para quem pensa numa carreira a longo prazo, algo que muitos jovens atualmente enxergam como sinal de estagnação do que de desenvolvimento.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: