2011-01-27

'Devo escolher entre uma contratação ou uma boa faculdade?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/01/2011, com a dúvida de um jovem sobre estágio, curso técnico e curso superior.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Devo escolher entre uma contratação ou uma boa faculdade?'

jovem em dúvida
“Tenho dezessete anos”, escreve um ouvinte, “e estou concluindo um curso técnico. Não tive dificuldade para conseguir um estágio numa empresa multinacional. Fiquei contente, mas me bateu uma grande dúvida: se eu for efetivado ao final do estágio, não creio que eu vou conseguir fazer uma faculdade de renome, como era o meu objetivo inicial. Sei que para entrar nessas faculdades mais famosas, é preciso estudar muito, fazer cursinho, e mesmo depois de entrar, a carga será pesada. Vejo isso observando o pessoal que trabalha nessa empresa. Sendo apenas um técnico, eu não teria liberdade para chegar mais tarde ou sair mais cedo, para por exemplo, participar de pesquisas de campo ou trabalhos em grupo. A minha dúvida é: se eu der prioridade ao trabalho e fazer uma faculdade menos famosa, mais fácil de entrar e de levar o curso, isso prejudicaria ou ajudaria a minha carreira? Ou seria melhor eu desistir de ser efetivado e cursar uma faculdade renomada?”

Bom, antes de responder, vale a pena enfatizar algo que você mencionou no começo de sua mensagem. Você está se formando como técnico e conseguiu, sem dificuldade, um estágio numa multinacional. E o motivo é que nos últimos anos uma multidão de jovens decidiu pular o curso técnico e partir direto para uma faculdade. Por isso, faltam técnicos no mercado. E por isso, você consguiu um estágio. E quase certamente será efetivado.

Você está fazendo tudo certo. Eu apenas lhe sugiro não desistir tão facilmente da faculdade que você gostaria de cursar. Faça o vestibular. Se você passar, encare o curso. Talvez a coisa não seja tão complicada como você está antecipando que será. E caso seja, transfira-se para outra faculdade mais fácil de levar, como você mesmo diz.

O mais importante, porém, é que aos dezoito anos, você já terá um bom emprego numa boa empresa, e a vida inteira pela frente. Pode até acontecer que após ser efetivado, você descubra um curso superior no qual ainda nem pensou, mas que poderia ser o mais indicado para sua carreira. Isso acontece muito e é fruto da observação de quem está dentro de uma empresa.

Hoje há muitos jovens fazendo cursos superiores sem saber se conseguirão um estágio ou um emprego. Eu gostaria que mais jovens pensassem como você e não menosprezassem a importância de um curso técnico.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Acredito que vale muito a pena a realização e a sobreviência, como ele está de certo com os dois, eu tentaria de acordo com o conselho, uma faculdade, mas, sem perder de vista essa oportunidade. bjs