2010-12-10

Seria antiético entrar em uma empresa planejando sair em seis meses?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 10/12/2010, sobre se é ético entrar numa empresa já pensando em sair depois de seis meses.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Seria antiético entrar em uma empresa planejando sair em seis meses?'

falando telemarketing
"Participei de um processo para trainee em uma grande empresa", escreve uma jovem ouvinte, "e fiquei entre os doze finalistas, mas não consegui uma das três vagas oferecidas. A responsável pela seleção me disse que haverá outro processo daqui a seis meses, e me incentivou a tentar novamente. Estou confiante de que se eu tentar, posso conseguir uma vaga, porque já não ficarei tão nervosa como fiquei desta vez. Mas, como eu preciso trabalhar, estou em dúvida se seria ético da minha parte conseguir um emprego do qual eu teria que sair em apenas seis meses, caso venha a ser aprovada no novo processo. O que você acha?"

Bom, eu acho que seria uma maldade da sua parte entrar em uma empresa já pensando no dia, não muito distante, em que você irá pedir demissão. Por mais que você tente se concentrar em seu trabalho, sua cabeça certamente estará no novo processo para trainee. Além disso, você terá que faltar duas ou três vezes para participar desse novo processo.

A sugestão que eu posso lhe dar, como você precisa trabalhar, é entrar numa empresa na qual o seu pedido de demissão não causará surpresa. Uma opção até óbvia são as empresas de telemarketing, cujo índice de rotatividade chega a ser superior a 100% em um ano. Ou seja, o funcionário incomum é aquele que consegue permanecer no emprego por doze meses, o que transforma as demissões não numa exceção, mas em algo tão habitual, que as empresas nem se preocupam muito em perguntar por que o empregado está saindo.

Há uma outra vantagem em você trabalhar numa empresa de telemarketing. Nelas, a pressão é grande, o salário é relativamente baixo, e as oportunidades de desenvolvimento e de crescimento são exíguas. Não deixará de ser uma experiência interessante, caso você consiga mesmo a vaga de trainee daqui a seis meses. No mínimo, você já estará vacinada contra a pressão, que seguramente também existirá na grande empresa.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Concordo com a sugestão de Max, de repente é mais viável buscar uma empresa que não se surpreenda tanto com a saida do funcionário.