2010-12-27

Quem não caminha no ritmo da empresa não terá muitos passos pela frente - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/12/2010, com um pequeno conto corporativo sobre passos e ritmos na carreira.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Quem não caminha no ritmo da empresa não terá muitos passos pela frente

caminhando na praia
O executivo em férias, numa praia, viu um estranho homem de barba e cabelos longos, contando em voz alta seus próprios passos na areia. E perguntou por que o homem contava os passos? O homem então respondeu: "porque ao contá-los, atribuo a cada um deles um número, e dessa forma, percebo que cada passo é diferente do anterior e será diferente do próximo."

"E qual a vantagem nisso?", perguntou o executivo. "A vantagem", respondeu o homem, "é que preciso me concentrar a cada passo que dou. E isso me mostra duas coisas. Não posso tentar dar dois passos ao mesmo tempo, senão eu caio. E não posso pensar nos passos que vou dar no futuro, porque isso me faria perder a conta do passo presente."

Impressionado, o executivo levou a lição para sua carreira: um passo de cada vez. Nada de plano de carreira, nada de planejamento estratégico, nada de fazer dois cursos ao mesmo tempo, nada de sofrer por antecipação, nada de correria ou afobação.

Trinta dias se passaram e o executivo, que sempre havia sido visto na empresa como energético, pró-ativo e realizador, passou a ser visto como lento e despreocupado. Todo mundo correndo esbaforido para conseguir terminar as tarefas, e o executivo ali, focado apenas na tarefa presente, sem pressa alguma. Até que o chefe do executivo o chamou e lhe deu um ultimato: ou ele voltava ao ritmo anterior, ou seria substituído.

Preocupado, o executivo retornou à praia. E lá estava o estranho homem de barba e cabelos longos, ainda contando seus passos. Quando o executivo relatou o que estava acontecendo, o estranho homem perguntou: "Ah, você também é executivo?"

"Como assim, também?", quis saber o surpreso executivo. E o estranho homem explicou: "É que eu perdi o meu emprego faz três meses e não consigo achar outro. Por isso, fico aqui contando os meus passos enquanto espero ser chamado para alguma entrevista. Assim eu me distraio, caso contrário, eu ficaria louco."

E o executivo finalmente aprendeu a lição: quem não caminha no ritmo da empresa, não terá muitos passos pela frente.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: