2010-11-04

'Estou há sete anos na mesma função e meu pedido de promoção não foi aceito' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 04/11/2010, sobre fazer entrevistas de emprego para avaliar o seu verdadeiro potencial.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Estou há sete anos na mesma função e meu pedido de promoção não foi aceito'

entrevista de emprego
"Tenho 29 anos e estou há sete anos executando a mesma função", escreve um ouvinte. "Entrei nesta empresa como assistente e continuo como assistente. Como meu trabalho sempre foi elogiado por meu chefe, eu aproveitei um momento em que ele estava de bom astral para perguntar sobre uma possível promoção. Para minha surpresa, meu chefe mudou de humor e me perguntou se eu estava insatisfeito. Eu respondi que não. Ele me perguntou se eu gostava da empresa e eu respondi que sim. E aí, ele me falou que eu poderia ficar tranqüilo porque eu estava no lugar certo, fazendo a coisa certa. Não sei bem o que isso significa. Você poderia me esclarecer?"

Sim. Seu chefe lhe disse que você não perderá o emprego, mas não será promovido. Na avaliação dele, você tem competência para fazer o que faz, mas não para assumir uma posição de chefia.

Você certamente dirá que eu posso estar equivocado em minha análise. Ou, caso eu não esteja, o seu chefe é que está, porque você reúne todas as condições para ser promovido. Realmente, isso também pode ser verdade. Há muitos chefes que apreciam ter um bom funcionário que faz tudo direitinho, que levou sete anos para pedir uma oportunidade, e que provavelmente levará mais sete anos para pedir outra.

Então, se a minha primeira análise estiver certa, o seu chefe está protegendo você. Se você estiver certo, o seu chefe está prejudicando o seu desenvolvimento porque isso é cômodo para ele.

Como descobrir quem está certo? Fazendo entrevistas em outras empresas. Digamos que você consiga uma boa proposta de outra empresa. Você poderia usá-la para discutir a sua situação com seu chefe numa posição mais fortalecida. Digamos que você não consiga nenhuma proposta, nem mesmo para ganhar o que você ganha atualmente. Aí, você deveria ter outro tipo de conversa com seu chefe, e perguntar a ele, o que lhe falta para você merecer uma promoção, e procurar melhorar nos pontos que ele mencionar.

Mas não seria melhor ter essa conversa sem precisar fazer as entrevistas? Não. Porque aí, seu chefe voltaria a lhe perguntar se você está insatisfeito e se gosta da empresa. É o resultado das entrevistas que lhe mostrará o seu verdadeiro potencial e lhe indicará o tom que você deve adotar ao conversar com seu chefe.

Max Gehringer, para CBN.

3 comentários:

Solange Nunes de Souza disse...

Olá,
Estou passando por aqui para convidar você e seus visitantes para conhecerem o meu novo blog o "Escrivaninha do Alê" Será um prazer recebe-los, se possível siga este novo blog, muitas novidades irão acontecer. Obrigado pela colaboração e participação, estou sempre visitando seu blog. Até aproxima.
O endereço do meu novo blog é http://escrivaninhadoale.blogspot.com estou lhe esperando.

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Concordo, acredito que através da conversa é que podemos definir ao certo o que é que não nos deixa crescer!

Ana P. disse...

Isso me lembra que dia 10 eu completo sete anos na mesma empresa, mesma função, mesma agência, mesma depressão.

AHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHUA!

Mentira, eu agora tô mais feliz... ou não, talvez eu esteja apenas mais conformada.