2010-09-02

'Trabalho em uma boa empresa, porém de pequeno porte' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 02/09/2010, sobre um ouvinte em dúvida sobre o que é sucesso para ele, e se esse sucesso pode ser conseguido numa empresa de pequeno porte.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Trabalho em uma boa empresa, porém de pequeno porte'

xerox empresa
"Eu não sei se deveria estar reclamando", escreve um ouvinte, "mas me sinto numa situação desconfortável. Trabalho numa pequena empresa que é ótima em tudo, menos em uma coisa. O proprietário já disse várias vezes que deseja manter a empresa do tamanho que ela está. Ele acredita que crescer iria trazer mais problemas do que alegrias, porque ele consegue administrar a empresa muito bem, sem ninguém dando palpite. E uma eventual expansão o forçaria a compartilhar o poder que hoje ele detém sozinho.

Aí eu penso: ganho bem, o ambiente é bom, a qualidade de vida também, mas eu estudei tanto pra quê? Pra ficar na mesma posição o resto da vida ou pra construir uma carreira? Às vezes acho que estou sendo ambicioso sem precisar ser, porque já tenho o que preciso. Outras vezes, penso que poderei me arrepender no futuro, por não ter arriscado um salto maior. O que você poderia me dizer para me tirar essa dúvida?"


Bom, eu lhe diria que você tem o emprego que centenas de milhares de brasileiros estão procurando, sem grandes preocupações, com um salário decente, convivência pacífica, qualidade de vida apreciável e relativa estabilidade.

A única interrogação está exatamente nesta palavra: estabilidade. Como você trabalha numa empresa privada, qualquer estabilidade, mesmo aquela que parece sólida, é muito relativa. Como também seria em qualquer empresa que você viesse a trabalhar. Na verdade, o risco de você ficar sem emprego aumentaria se você mudasse, porque numa empresa nova você já não teria mais os anos de confiança que acumulou na empresa atual.

O que você precisa fazer é definir o que você considera sucesso, sem se deixar influenciar por anúncios, que mostram profissionais com cara, roupa, carro e geringonças tecnológicas de gente bem sucedida.

Para mim, está claro que você se considera uma pessoa feliz. O que eu lhe sugiro é que você acrescente à sua vida coisas que vão fazer você se sentir ainda melhor, como dar aulas, ou colaborar com uma ONG, ou criar um blog sobre a felicidade de não querer ser o que a propaganda apregoa que você deva parecer.

De qualquer forma, não deixe de estudar e de se atualizar. Se algo ruim acontecer a sua empresa, qualquer futuro entrevistador entenderá a sua felicidade pessoal, mas não a sua obsolescência profissional.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: