2010-09-16

'Tenho um chefe distante e um próximo e não sei a quem obedecer' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/09/2010, sobre um ouvinte que tem dois chefes.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Tenho um chefe distante e um próximo e não sei a quem obedecer'

colegas de trabalho
A dúvida de hoje vem de um ouvinte que tem dois chefes, um que fica ao lado dele, e outro que fica a 600 km de distância. Isso é o que se chama de estrutura matricial, algo que é adotado por muitas empresas de grande porte no Brasil. O chefe distante dá as coordenadas do trabalho que o funcionário deve fazer. O chefe próximo cobra os resultados do trabalho feito. Até aí, tudo bem. Mas escreve o ouvinte;

"Meu chefe próximo me dá ordens que contrariam as ordens que eu recebo do meu chefe distante, e eu fico em dúvida a quem obedecer. Já conversei com meu chefe distante sobre essa situação, e ele me disse para ter um pouco de paciência, mas prometeu que iria resolver. Como ele está mais próximo do centro do poder, acredito que ele tenha mais força do que meu chefe próximo. Mas já se passou um mês, e eu continuo recebendo ordens do meu chefe próximo para ignorar o que meu chefe distante me diz. O que eu faço?"

Bom, evidentemente, esse sistema matricial só funciona quando os dois chefes se entendem. Você está correto ao supor que quem está mais próximo do centro do poder tem mais força. De fato, quase sempre é isso o que acontece.

Porém, enquanto você espera para ver qual dos dois chefes acabará prevalecendo nessa queda de braço, a sua vida continua.

E a sugestão que eu lhe dou é a mais pragmática: obedeça a quem está mais perto. Pelo mais simples dos motivos: enquanto o seu chefe distante está ocupado com um monte de coisas, o seu chefe próximo está o tempo todo buzinando em sua orelha.

Ao mesmo tempo, mantenha o seu chefe distante informado de que você não tem condições de cumprir as ordens dele. Se o seu chefe distante eventualmente ganhar a disputa, ele saberá que você tentou obedecê-lo. Se seu chefe mais próximo prevalecer, ele sabe que você o obedeceu.

Apenas tome o cuidado de não tomar partido nesta briga. Se escolher um lado, você se tornará parte atuante da encrenca. E deixará de ser a vítima inocente, de um bom sistema, que só não está funcionando devido ao choque de vaidades.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: