2010-09-27

Reclame, mas faça algo pela mudança - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/09/2010, sobre as mudanças no mercado de trabalho e no mundo.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Reclame, mas faça algo pela mudança

protesto reclamação
"Sei que a minha mensagem não tem qualquer chance de ser lida", escreve um ouvinte, "mas quero manifestar a minha insatisfação pela maneira como o mercado de trabalho suga os trabalhadores. Veja o meu caso. Trabalho dez horas por dia e não ganho o suficiente para pagar a conta do supermercado, mesmo sendo um técnico especializado. O meu salário está na média da minha categoria, mas eu me sinto como se estivesse vivendo no século 16."

Bom, como você percebeu, sua mensagem está sendo lida, o que mostra que os tempos mudaram. No século 16, além de ser proibido de se manifestar contra o sistema, você provaelmente seria queimado em praça pública. Hoje, no máximo, seria dispensado sem justa causa, já que a sua causa é mais que justa.

Mas a grande diferença entre os tempos idos do mercado de trabalho, e o tempo presente, está numa palavrinha: oportunidade. Se bem me lembro das histórias que a minha Nona me contava, todos os nossos parentes haviam terminado a vida profissional mais ou menos na mesma condição em que a haviam começado. O grande projeto de um trabalhador era se aposentar. Não era estudar, viajar, mudar de emprego, ser promovido, ganhar mais ou ser dono de uma empresa. Ninguém tinha muita esperança de que alguma mudança significativa pudesse acontecer, e todos se sujeitavam ao que era oferecido.

Hoje, um jovem da classe E já pode pensar em fazer um curso superior. Comparativamente, é um tremendo progresso, mas isso não quer dizer que chegamos ao momento em que as coisas estão ótimas. Muito pelo contrário. Estamos evoluindo gradativamente e não chegamos nem perto do que se poderia chamar de uma vida com qualidade. O trabalho ainda ocupa a maior parte do nosso tempo e continua sendo o centro de nossas preocupações.

Temos que repetir sempre isso, como você mesmo fez, para que ninguém pense que estamos satisfeitos. Não estamos. Queremos ganhar dez vezes mais, trabalhando dez vezes menos. Queremos uma sociedade igualitária, mas uma que enriqueça os pobres e não uma que empobreça os ricos.

Então, a minha sugestão para o nosso ouvinte seria: reclame. Mas não seja o vegetariano na churrascaria. Não fique só na crítica. Faça algo prático a respeito. Estude, esforce-se e não desista.

Você está certo, mas o mundo não está errado. Ele está apenas evoluindo. Mais rapidamente do que nunca, mas ainda, mais devagar do que todos nós gostaríamos.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: