2010-09-22

'Acho que ocuparia o cargo do meu gerente com vantagens, o que fazer?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 22/09/2010, sobre uma ouvinte que acha que faria melhor o trabalho do seu gerente.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Acho que ocuparia o cargo do meu gerente com vantagens, o que fazer?'

mau gerente
"Faz quatro meses", escreve uma ouvinte, "que meu gerente recebeu uma proposta melhor e mudou de emprego. Informalmente, até que a empresa contratasse um novo gerente, eu recebi a incumbência de tocar o setor. Não me passou pela cabeça que eu pudesse vir a ser promovida, porque eu achava que ainda não tinha condições para isso. O processo durou mais do que a empresa imaginava, mas finalmente um novo gerente foi contratado, faz três semanas.

E aí, começaram as minhas inquietações. Esse novo gerente, além de ser apenas dois anos mais velho do que eu, entende muito menos do que eu, do trabalho que fazemos. E o bom ambiente que tínhamos está se esfacelando, porque o novo gerente se isolou na sala dele e pouco conversa conosco. Neste momento, eu tenho a certeza de que poderia ocupar o cargo dele, com vantagens. Conclusão: estou desmotivada e meio deprimida. Não sei se converso direto com o diretor, ou se procuro outro emprego, ou se não faço nada e finjo que não estou nem aí."


Bom, das três opções, a primeira, que é pular o gerente e ir falar com o diretor, é a menos recomendável. Se o diretor, que deve ter sido o responsável direto pela contratação do novo gerente, não estiver satisfeito, ele descobrirá isso sozinho e rapidamente. Ir conversar com ele apenas soaria como uma crítica à capacidade dele de avaliar candidatos.

A segunda opção, a de procurar outro emprego, é válida. Mesmo que você não esteja segura de que realmente deseja sair, sondar o que o mercado oferece é sempre um exercício saudável para a carreira.

A terceira opção é a pior de todas. Se o novo gerente não é o bom profissional que você esperava, isso não lhe dá o direito de se tornar uma profissional pior do que você era antes.

A quarta opção, que você não mencionou, é continuar demonstrando, cada vez mais, as suas qualidades. Se você foi informalmente nomeada uma vez, isso significa que você deve ser a primeira da fila quando uma nova oportunidade surgir e o diretor decidir dá-la a alguém de dentro da empresa.

Você está vivendo uma situação passageira. Se o seu gerente for mesmo ruim como você está dizendo, ele não irá durar muito. Porém, se ele durar, a sua avaliação inicial da situação é que talvez esteja errada. O melhor que você pode fazer agora é dar um tempo ao seu gerente e a você mesma.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: