2010-07-21

'Pedi demissão, mas minha ex-empresa me convidou a voltar em um cargo gerencial' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 21/07/2010, sobre voltar ou não à ex-empresa em um cargo melhor, apenas dois meses depois de começar um novo emprego.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Pedi demissão, mas minha ex-empresa me convidou a voltar em um cargo gerencial'

cargo gerencial
Escreve um ouvinte em dúvida: "Aconteceu comigo uma coisa que você já mencionou em seus comentários. Eu trabalhei durante oito anos em uma empresa familiar e nunca tive oportunidades de crescimento. Faz dois meses eu pedi demissão e ingressei em uma empresa de grande porte.

Pois bem, agora, de repente, a minha ex-empresa me convidou a voltar, num cargo gerencial. Era tudo o que eu queria quando estava lá, e nunca me foi dado. Eu tenho um grande apreço por minha ex-empresa, pelos donos e pelos colegas, e gostaria demais de aceitar a proposta. Mas fico pensando quais seriam as consequências de eu pedir demissão de uma empresa que tem nome no mercado, após apenas sessenta dias de trabalho. Essa dúvida está me tirando o sono e o apetite. O que você sugere que eu faça?"


De fato, eu mencionei que a maneira mais usual de conseguir um aumento ou uma promoção, é conseguindo outro emprego. Empresas que enxergam seus empregados como peças de ativo fixo, só acordam para a realidade quando percebem que vão perder um bom funcionário, e que será difícil conseguir outro igual.

Normalmente, a proposta para ficar é feita no ato. No seu caso, porém, a sua ex-empresa demorou a perceber a falta que você faria, e você mudou de emprego. Pode até ser que a sua ex-empresa achasse que você estava blefando, e só se deu conta do estrago, depois que você já tinha saído.

Dito tudo isso, se eu estivesse em seu lugar, eu voltaria para a empresa anterior. Pediria mil desculpas à empresa atual, ouviria um monte de coisas que não serão agradáveis de ouvir, mas não deixaria de ir para um lugar onde todos me conhecem, num cargo melhor e com um salário condizente.

Veja as coisas da seguinte maneira: você recebeu uma proposta de emprego que veio de sua ex-empresa, mas que poderia ter vindo de uma outra empresa. Se as condições de salário, ambiente de trabalho e perspectiva de futuro que lhe foram oferecidas são mais atrativas do que na empresa atual, não há porque não aceitar. Não pela emoção, mas pela razão.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Ju ♥ disse...

eu não voltei.
pq não surgiu a vaga antes?