2010-06-30

'Quais erros devo evitar como chefe?' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 30/06/2010, com os cinco erros que um chefe deve evitar.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

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'Quais erros devo evitar como chefe?'

chefe errado nervoso
"Após quatro anos em uma empresa", escreve um ouvinte, "recebi a primeira promoção de minha vida, e vou ter doze subordinados diretos. Eu sempre tive a impressão de que saberia exatamente como um chefe deveria agir. Mas agora que vou ser chefe, percebi que tenho mais dúvidas do que certezas. Gostaria que você me dissesse quais são os erros que eu não posso cometer."

Vamos lá. Em minha opinião, são cinco descuidos que você deve evitar:

Primeiro: não deixar bem claro o que você espera da sua equipe, como você irá avaliar o desempenho de cada um. Certamente, o seu setor tem objetivos numéricos. E esses objetivos devem ser repassados aos subordinados, de preferência, por escrito, para que não surjam dúvidas na hora de fazer a avaliação.

O segundo: usar dois pesos e duas medidas. Se você tratou um subordinado de uma maneira, não o trate de modo diferente na segunda vez. Ele vai ficar confuso se você agir assim, e não saberá o que esperar nas vezes seguintes. E se você tomar uma decisão com relação a um subordinado, como por exemplo abonar um atraso ou permitir uma falta, a mesma decisão deve ser aplicada a todos. Caso contrário você será visto como um protecionista.

Terceiro: ser negativo. Empresas não costumam dar aos chefes todas as condições materiais para a execução do trabalho. Se algo estiver faltando, peça a seu superior, mas não reclame da empresa na presença de um subordinado. Isso só gera baixo astral. Não é fácil criar um ambiente de motivação, mas é muito fácil criar um de falta de motivação.

Quarto: chamar a atenção de um subordinado na frente de outro. Ser criticado em público destroi autoestima ou cria antagonismo, duas coisas que você não deseja na sua equipe.

Quinto: não incentivar ideias novas, nem permitir que os subordinados possam emitir opiniões. Isso cria um ambiente opressivo que com o tempo irá se tornar depressivo.

E finalmente, nunca deixe de se autoavaliar. Se você concluir que precisa mudar alguma coisa em seu comportamente, mude, sem receio. Ser um bom chefe é questão de aprendizado. E você precisará ter sensibilidade para perceber, nas atitudes dos seus subordinados, se você está no caminho certo.

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