2010-04-07

Filme: Chico Xavier

Antes de mais nada, já vou avisando que, assim como o Toni Ramos no trailer do filme Chico Xavier, eu sou ateu. Dito isso, posso afirmar, sem parecer tomar partido de uma religião ou outra, que o novo filme de Daniel Filho é muito bom.

filme chico xavier poster cartaz
Chico Xavier, como a maioria deve conhecer, foi o mais famoso médium espírita do Brasil. No filme, é contada a sua história de vida, desde a infância já vendo mais coisas que as outras pessoas (yes, I see dead people), passando pela idade mais avançada, quando descobre o seu dom, até a fase em que já era consagrado o maior médium do Brasil. Tudo isso contado a partir de flashbacks, que aparecem durante a entrevista/sabatina que Chico Xavier deu num famoso (na sua época) programa de televisão.

filme chico xavier facelpalm
No filme, Chico é interpretado por três atores, durante três fases da vida. No entanto, o maior destaque é para Nelson Xavier, que interpreta um Chico mais velho. Não só a semelhança, mas os trejeitos estão incríveis (e você pode comparar a atuação com o verdadeiro Chico Xavier nos créditos finais do filme, onde são mostradas cenas reais do médium).

filme chico xavier menino mateus souza
Chico Xavier, o filme, além de uma adaptação da biografia do médium (que, como o próprio filme no começo diz, será sempre uma adaptação dos fatos, mas preservando-se a essência), é um filme do gênero feel good, no caso, mostrando tudo o que de melhor há na crença espírita (porque toda crença, mesmo a católica com a sua culpa onipresente, tem lados reconfortantes).

filme chico xavier homem angelo antonio
Entretanto, a maior contribuição do filme, na minha opinião, nem tem a ver com o espiritismo em si, mas sim, com a figura do próprio Chico. Num país onde temos tão poucos heróis (por favor, chamar participante de BBB de herói é o fim da picada, e ídolos artistas/esportistas, são na maioria, no máximo, apenas ídolos mesmo), a figura de um herói franzino, mas forte (não no sentido muscular da coisa), e ao mesmo tempo humano, que enfrentou a sua jornada basicamente em prol dos outros, isso deve ser valorizado.

filme chico xavier nelson xavier
Chico Xavier, o filme, é uma excelente homenagem ao seu personagem. Tem um grande potencial pra ser uma das maiores bilheterias do ano. E, fato curioso e inédito pra mim: quando fui assisti-lo, numa sala comercial, NINGUÉM se levantou antes de terminarem os créditos (nessa hora, passam imagens gravadas do verdadeiro Chico). E o que mais dizer de um filme que consegue deixar os seus espectadores grudados na tela, até os seus segundos finais?

Trailer:



Para saber mais: crítica no Omelete e site oficial do filme.

6 comentários:

Márcia de Albuquerque Alves disse...

Ainda não vi, mas, agora sim que estou mais curiosa ainda!
Sem falar que vejo o Chico como um ícone brasileiro de solidareidade, de bem... apesar de não ser espírita, conheço um pouco da sua vida como médium e realmente ele foi um ser humano muito singular nesta terra!

bjs

Ju ♥ disse...

snif, era pra eu ter assistido na segunda [q é mais barato], mas não deu, acho q na próxima segunda a tarde vão me encontrar no cinema...

mas verdade verdadeira já ouvi dizerem q uma parte do filme se perde na história do tony ramos, pq foge um pouco da história de chico, não do 'trabalho' dele, mas q o filme poderia ter ficado só na vida e dedicação dele.

enfim, não é isso q vai me fazer desistir de assistir o filme, já q sou fã dele desde pequena, na minha família temos uma carta psicografada por ele, tenho vários livros e lálálá.

Andarilho disse...

Eu até gostei da história do Toni Ramos, apesar de fugir da história do Chico, a trama do Toni Ramos dá ao espectador um outro ponto de vista, que é daquela pessoa de fora, que de repente, se vê dragada pra dentro.

Isso acaba meio que legitimando o trabalho do Chico, pois, pra quem não o conhece, só ouviu falar, não mostrar a história do Toni deixaria o filme apenas como uma "babação de ovo" do médium.

Nociva disse...

Assiti ao filme e adorei!
Todos os meus amigos que assistiram ao filme comentaram sobre ninguém sair antes do fim dos créditos e na sessão à qual assisti se deu o mesmo.
É bom ver que temos sim um herói "brazuca" e é melhor ainda sabê-lo humano, verdadeiro.
Com certeza recomendo a todos!!!

*Mais uma vez, obtigada pela vista ao meu "cantinho"!
Bjs

Ju ♥ disse...

eu pensei mesmo nisso, apesar das críticas e dos achismos de q o filme se perde nesse ponto, eu acredito e sei q essa parte da trama é para ratificar os trabalhos dele e dar a verdadeira dimensão do q ele fazia. eu já conhecia essa história, não lembro agora se foi em livro ou artigo.

CintiaYamane disse...

aah eu kero ver esse filme... gosto dessas coisas de espiritismo, acho que é a doutrina espirita onde mais me encaixo, pq catolicismo vou te contar viu...