2010-04-27

'Cometi um erro e não consigo me livrar dele' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 27/04/2010, sobre a falha de um ouvinte num teste, e o que ele pode fazer agora.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Cometi um erro e não consigo me livrar dele'

balinha
Um ouvinte se queixa porque cometeu um erro e não consegue se livrar dele. Diz o ouvinte: "Entrei nessa empresa faz dois anos. Nos primeiros 18 meses, fui muito elogiado por meu trabalho e passei a ser tratado por meu chefe, como um funcionário diferenciado, embora eu conservasse a mesma função de meus colegas. Empolgado com esse conhecimento, tomei uma decisão que não me competia. Eu devia ter consultado o meu chefe e não consultei. Para meu azar, a decisão resultou em prejuízo para a empresa: perdemos um cliente.

Meu chefe foi compreensivo, e relevou a minha falha. Ele me advertiu, mas me tratou tão bem que eu imaginei que tudo continuaria como era. Porém, daquele dia em diante, tudo mudou. Desde o tratamento que eu recebia, até a liberdade que eu tinha. Agora, só recebo tarefas burocráticas e preciso consultar meu chefe até para tomar pequenas decisões, óbvias e sem nenhum risco. Essa situação já perdura há 6 meses. E eu pergunto: quanto tempo ainda vou precisar pagar, por uma única falha cometida?"


Bom, com base na história que você contou, você recebeu de seu chefe, um pouco de liberdade para ir além do que sua função permitia. Essa liberdade lhe foi concedida por seu bom trabalho, por seu bom senso, e principalmente, pela expectativa de seu chefe de que você usaria esse bom senso para não meter os pés pelas mãos.

Quando você cometeu o erro, a situação original foi restabelecida. Ou seja, você voltou a ser visto por seu chefe, como um subordinado igual aos outros. Muito provavelmente, algum colega seu já começou a receber do seu chefe, o mesmo tipo de liberdade que você recebia.

Em resumo, você foi submetido a um teste para avaliar o quanto era confiável. E falhou nesse teste. Seu emprego foi mantido porque você continua sendo considerado apto a realizar tarefas simples. Mas, as suas possibilidades de ascensão ficaram comprometidas.

Você tem duas opções. Aceita a situação e leva mais um ano para recuperar a confiança que foi perdida, ou procura outro emprego, enquanto ainda está empregado. Pelo tom da sua mensagem, eu diria que você optará pela segunda. Porque quem provou um doce, dificilmente se contenta com o azedo.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: