2009-12-16

'Passei a enfrentar a resistência declarada dos colegas após ser promovido' - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 16/12/2009, sobre um recém-gerente com dificuldades para enfrentar seus opositores.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

'Passei a enfrentar a resistência declarada dos colegas após ser promovido'

gerente e subordinado
"Há uma semana", relata um ouvinte, "pensei ter recebido a melhor notícia da minha vida profissional. Fui promovido a gerente de um setor da minha empresa. Esse setor fica em um prédio separado do que eu trabalhava. Meus contatos com o pessoal de lá não eram muitos, mas sempre foram amigáveis. Só que tudo isso mudou assim que assumi a gerência. Imediatamente, descobri que não seria benvindo.

Dois funcionários, que agora são meus subordinados, consideravam que eles é que deveriam ter sido considerados para essa promoção, e não eu. E até me deram os motivos: além de vir de outra área, eu tenho menos tempo de casa que eles. Na hora, eu não tinha uma boa explicação para oferecer a eles. Fui convidado, aceitei e ninguém me disse que eu poderia encontrar resistências. Perguntei claramente se os dois me apoiariam. E eles responderam, mais claramente ainda, que não. E não apoiaram mesmo, o que está gerando um ambiente de trabalho ruim no setor.

Minha empresa nunca foi de demitir empregados sem um motivo muito sério, e eu não creio que essa seria a melhor solução. O que você faria em meu lugar?"


Bom, primeiro, eu não iria reclamar com ninguém, caso isso tenha lhe passado pela sua cabeça. Ao promovê-lo, a empresa depositou em você a confiança para resolver os problemas que surgissem.

Segundo, eu não perguntaria a ninguém por que os dois funcionários rebeldes não foram considerados para a promoção. Porque a decisão já foi tomada. Você poderá avaliá-los por conta própria nos próximos meses, chegar às suas próprias conclusões, e falar com mais segurança com eles, numa futura avaliação de desempenho.

Terceiro, eu não trataria esses funcionários nem melhor e nem pior que os demais. Daria a cada subordinado uma lista de objetivos mensais, claros e mensuráveis. E explicaria que cada um será avaliado somente pelos resultados conseguidos. E aí, semanalmente, você pode repassar com cada um, o cumprimento dos objetivos.

De todos os processos que já foram desenvolvidos para melhorar o entendimento, o melhor ainda é a conversa franca.

Minha percepção é a de que os rebeldes esfriarão a cabeça ao perceberem que você está mostrando o que talvez falte a eles, para serem promovidos: equilíbrio, profissionalismo e senso de justiça.

E concordo inteiramente com a sua empresa. Demissão só em casos muito sérios. É para evitá-las que a empresa promove bons gerentes.

Max Gehringer, para CBN.

Um comentário:

Ana P. disse...

Lá na minha empresa temos divergências com alguns gerentes? Temos, eu mesmo odeio alguns. Mas nem por isso eu trabalho menos.

É questão de profissionalismo, né? Uns tem, outros não.