2009-12-07

É preciso paciência e bom humor para lidar com consultores que se acham gênios - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 07/12/2009, sobre como aturar consultores que se acham.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

É preciso paciência e bom humor para lidar com consultores que se acham gênios

gênio executivo
"Minha empresa contratou uma consultoria", escreve uma ouvinte. "Faz um mês e pouco que os consultores estão vasculhando tudo e conduzindo entrevistas pessoais para descobrir se cada um de nós sabe o que está fazendo e porquê está fazendo. Imagino que a empresa teve motivos para contratar a consultoria, mas o que está causando desconforto é a maneira como estamos sendo tratados. Parece que tudo o que fazemos ou está errado ou é desnecessário. Como lidar com essa situação?"

Fazendo uso de duas grandes virtudes: paciência e bom humor. Para ajudá-la a superar essa fase de desconforto, permita-me recontar uma de minhas histórias favoritas: a de um gerente que conheci e que estava vivendo a mesma situação que você, uma consultoria lascada que o estava massacrando com perguntas e críticas.

Por conta da pressão a que estava sendo submetido, o gerente teve um pesadelo. Sonhou que tinha achado uma garrafa e que de dentro dela saiu um gênio. E o gênio falou:
"Estou aqui para atender a um pedido seu".

O gerente estranhou:
"Só um? Não são três desejos?"

E o gênio explicou:
"É que eu sou um gênio consultor. Reduzi o número de pedidos para conseguir mais produtividade."

O gerente então pediu um milhão de dólares. E o gênio perguntou:
"Em dinheiro ou em ações?"

E o gerente disse:
"Sei lá, gênio, qualquer coisa. Um milhão é um milhão."

Foi aí que o gênio começou a ficar impaciente. E disse:
"Desculpe, mas eu tenho MBA em geniologia e você não entende nada de desejos. Você precisa pensar nas perspectivas de rentabilidade. Deve levar em conta as implicações jurídicas, tributárias e contábeis do seu milhão. Deve considerar no seu cálculo, o imposto de renda e a minha comissão."

O gerente estranhou:
"Ué? Desde quando gênio ganha comissão?"

E o gênio respondeu que:
"Gênio consultor não é como esses gênios picaretas que andam por aí. Gênio consultor recebe 18% de comissão sobre o desejo bruto."

Quando o gênio estendeu um contrato de 120 páginas em 4 vias para o gerente assinar, o gerente acordou. E no dia seguinte, me contou que era a terceira vez que tinha tido aquele mesmo pesadelo. Eu sugeri que ele fosse se tratar urgente. E o gerente me falou:

"Não, eu não tenho nenhum problema em ter pesadelos a noite, com um gênio que pensa que é consultor. Muito pior que isso, é aturar o dia inteiro, um consultor que pensa que é gênio."

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: