2009-11-07

Filme: Tá Chovendo Hambúrger

O segundo filme deste sábado foi a animação Tá Chovendo Hambúrger (ou no original, Cloudy With a Chance of Meatballs, algo como "Nublado com Chances de Almôndegas"). Me surpreendi com este filme, uma surpresa positiva.

filme tá chovendo hambúrger poster cartaz
Confesso que pelo trailer, achava que seria "apenas mais uma animação 3D", tanto que demorei pra ir assistir, e só fui ver numa sala com projeção normal (porque o 3D é mais caro!). Olha, o filme é muito bom, divertidíssimo e o melhor (na minha opinião): não insulta o meu cérebro de adulto (ou nem tanto). O fato é que crianças de 8 a 80 irão achar o filme delicioso.

A animação em si é bem simples. Os personagens são modelados bem simples, coisa que no começo do filme me incomodou um pouco (especialmente em relação aos olhos dos personagens, pareciam apenas círculos chapados numa tela). Mas tão logo os diálogos começaram a fluir, isso virou mero detalhe. E outro ponto positivo: apesar de eu preferir sempre a versão legendada, a dublagem deste filme ficou muito boa.

filme tá chovendo hambúrger flint lockwood
Tá Chovendo Hambúrger (nome que até que ficou bom em português), conta a história de Flint Lockwood, jovem nerd (um dos heróis do cara, num pôster em seu quarto é Nikola Tesla!), cujo maior sonho é ser um grande inventor. A sua última invenção é algo para ajudar a população de sua cidade, que fica numa pequena ilha no Atlântico, e que desde que a fábrica de sardinha em latas fechou, vive basicamente comendo as sardinhas que não exporta mais.

Flint constrói uma máquina que converte água em qualquer tipo de comida. Entretanto, ao tentar ativar a sua máquina, ela acaba indo parar no céu, no meio das nuvens. E aí começa a chover hambúrgers. Literalmente.

filme tá chovendo hambúrger sam repórter do tempo neve de sorvete
A partir daí, a história segue um rumo previsível, mas não por isso, menos divertido: a paixão de Flint pela estagiária/repórter do tempo/nerd reprimida/bela Sam Sparks, a ganância (e gula) levando a uma sobrecarga da máquina, a ameaça de destruição de tudo por comida gigante, e o final emocionante.

Apesar da estrutura da história ser bem tradicional (o filme foi baseado num livro infantil, e lembrem-se, crianças adoram coisas repetitivas, é assim que elas aprendem), os personagens são bem desenvolvidos e os diálogos, muito bacanas. Nem mesmo as "lições aprendidas" atrapalham, elas não passam de uns poucos momentos mais chatinhos.

filme tá chovendo hambúrger furacão espaguete macarrão
Em suma, Tá Chovendo Hambúrger é uma animação divertida, bem alto astral, daquelas que a gente sai com um sorriso e um pouco mais feliz do cinema. Ah, e também com um pouco de fome. Eu, que vi o filme de tarde, ainda estou com vontade de comer um macarrão a bolonhesa... ;)

Trailer:



Para saber mais: crítica do Omelete.

E se você quiser (re)ver a animação 2D dos créditos (que não entregam nenhum spoiler), neste post do Smellycat tem um vídeo com os créditos finais do filme.

3 comentários:

Lomyne disse...

Eu ainda não vi, mas cá entre nós, eu sempre prefiro ver os desenhos dublados, me divirto muito mais.

Ju ♥ disse...

chove hamburguer mesmo?
então só posso assistir depois da minha dieta, antes seria suicídio.
bjs

CintiaYamane disse...

me lembrou o dudu, akele gordinho do popeye que gosta de hamburguer... ahhaha....