2009-11-03

Currículo deve ter referências do emprego anterior - by Max Gehringer

Transcrição do comentário do Max Gehringer para a rádio CBN, do dia 03/11/2009, sobre o que colocar no currículo, quando no emprego anterior houveram desentendimentos com o chefe, e se isso pode prejudicá-lo a conseguir uma nova oportunidade.

Áudio original disponível no site da CBN (link aqui). E se você quiser ler os comentários anteriores do Max Gehringer, publicados aqui, basta clicar neste link.

/===================================================================================

Currículo deve ter referências do emprego anterior

currículo
"Meu caso é o seguinte", escreve um ouvinte. "Faz um mês sai de uma empresa depois de seguidos desentendimentos com meu supervisor. Minha demissão foi normal, sem justa causa. Mas o meu supervisor deixou claro que irá relatar toda a verdade, ou pelo menos a versão dele da verdade, quando alguma empresa ligar para ele, solicitando referências a meu respeito. A minha pergunta é: o que eu digo se uma empresa pedir o contato do meu supervisor, para tirar informações sobre mim?"

Vamos lá. Boas notícias. Ao contrário do que parece indicar o bom senso, você deve colocar o nome do seu supervisor no seu currículo. Em letras maiúsculas. E o telefone de contato dele.

Há dois motivos para isso. O primeiro é que empresas só ligam para os empregadores anteriores quando o cargo a ser preenchido é de alta chefia, normalmente de gerente para cima. Como era subordinado a um supervisor, nosso ouvinte certamente não ocupava um cargo de chefia. Nesse caso, a probabilidade do supervisor dele vir a ser consultado, é insignificante.

E o segundo motivo é o simples fato de o nome e o contato do supervisor constarem no currículo, já demonstra que nosso ouvinte não teme que ele seja consultado. Na verdade, demonstra mais do que isso. As empresas dão como certo que as referências profissionais que aparecem em currículos serão sempre as daquelas pessoas que irão fornecer informações muito positivas sobre um candidato. Não passa pela cabeça de ninguém que um candidato colocaria no currículo o telefone de alguém que irá falar cobras e lagartos sobre o seu desempenho ou comportamento no emprego anterior.

Portanto, no tocante apenas à pergunta que fez, o nosso ouvinte pode dormir sossegado. Mas ele terá menos sossego quando tiver que esclarecer, numa entrevista, porque foi dispensado.

Como eu já disse outras vezes, nesse momento, nosso ouvinte dará um tiro no pé se revelar que a sua demissão se deveu a desentendimentos mal resolvidos com seu supervisor. Porque, aí sim, pode ser que o entrevistador ligue para o supervisor, para tentar entender que desentendimentos foram esses.

Em resumo, para uso geral de nossos ouvintes, nome e telefone do ex-chefe no currículo. E somente elogios a ele e à ex-empresa, na hora da entrevista.

Max Gehringer, para CBN.

Nenhum comentário: