2009-11-25

Cinema IMAX em Curitiba

Há alguns dias atrás, ainda aproveitando as minhas merecidas férias, passei um tempo em Curitiba. E, como bom cinéfilo, não podia deixar passar a oportunidade de ir conhecer a (por enquanto) única sala IMAX da região sul (e segunda no Brasil), no Shopping Palladium.

cinema imax
Pra quem não sabe, IMAX é basicamente um formato de filme/projeção pra telas GIGANTES. E quando eu digo GIGANTES, é grande mesmo.

A sala, oficialmente chamada Dom Bosco IMAX, impressiona logo na entrada. Você entra e dá logo de cara com a tela, gigante. As poltronas são confortáveis e o som é bom.

Mas o que impressiona mesmo são as imagens. Eu fui ver um filme 3D no IMAX, "Os Fantasmas de Scrooge", e mesmo já tendo visto outros filmes em 3D anteriormente, em salas normais, foi a primeira vez que eu senti o filme PULANDO DE VERDADE na minha frente. A qualidade da imagem chega a emocionar, é simplesmente lindo.

cinema imax divulgação dinossauro
Entretanto, nem tudo são maravilhas. A sala tem dois grandes problemas, na minha opinião. O primeiro você descobre logo na bilheteria: o preço do ingresso. Eu paguei 30 reais, quase o dobro do preço de uma sala normal (R$ 16).

Mas esse nem é o maior problema, na minha opinião (quem lê até pensa que eu sou rico-milionário $_$, hahaha). O maior problema é em relação ao recuo entre a tela e as poltronas. Devido ao tamanho absurdo da tela, as poltronas deveriam estar um pouco mais recuadas. Eu, que sentei mais ou menos no meio do cinema, já senti que a tela estava próxima demais, no limite do aceitável.

Pra quem gosta de se sentar mais a frente, assistir um filme é perder uma parte dele, pois não dá pra se ver a tela toda: ou você vê a esquerda, ou a direita. Quer dizer, se você for nesta sala, aconselho que pegue as fileiras mais afastadas. O que acaba estragando um pouco a sala, já que quase metade dos lugares vai ter uma imagem ruim do filme.

por dentro da sala cinema IMAX Curitiba (Foto da sala de Curitiba. Na foto, parece maior do que é.)

Apesar de tudo, eu acho que ainda vale muito a pena assistir a alguns determinados filmes no IMAX. É uma experiência muito legal, especialmente pra quem gosta de cinema. Mas, devido principalmente ao custo, creio que é preciso selecionar criteriosamente quais filmes assistir na sala.

Mais informações práticas sobre o IMAX Curitiba aqui.

6 comentários:

sularien disse...

Eu entrei de graça nessa sala para fazer uma matéria, e sabe que não gostei? A imagem impressiona tanto que o meu cérebro não conseguia prestar atenção na história.

Sobre isso de afastamento... se o negócio for muito afasto, daí vai parecer uma tela normal. Acho que o objetivo é parecer estupidamente enorme.

Por fim, não acredito que esteve em Curitiba e nem me avisou!

Andarilho disse...

Tem que ter afastamento adequado, mesmo em salas 'normais'. Que infelizmente não têm, pq o pessoal é ganancioso e coloca cadeira até quase o teu nariz esfregar na tela. No caso do IMAX, esse problema piora.

Por fim, eu não avisei ninguém que ia a Curitiba.

Ju ♥ disse...

caraca, 30 reais? eu choro pra pagar 16 aqui, imagina pagar mais. essa semana só fui ao teatro pq era meia e ainda dava chance de fazer carteirinha do grupo e não pagar nunca mais, ói q beleza.

CintiaYamane disse...

quando fui la, tive a oportunidade de ver o harry potter eu axo, mas eu dispensei por axar muito caro por um filme q eu nem assisti os anteriores da serie...

ate em cinema normal eu ja acho que sentar perto demais, atrapalha, principalmente pra quem precisa ler a legenda... tem que ficar movimentando a cabeça, nao rola

Sardinha Mestre disse...

Não tem um cine 3D em floripa???

to doido pra ir ver um filme num cine 3D.

Andarilho disse...

Tem, mas eu não achei lá grandes coisas. Fora que é mais caro.